Por mais Chioros e menos Levys e Renans

A proposta apresentada por Renan Calheiros (com a aprovação tácita de Joaquim Levy - o que não é surpreendente), que prevê o pagamento por serviços do SUS em função das faixas de renda, caso aplicada, seria um retrocesso lamentável

A proposta apresentada por Renan Calheiros (com a aprovação tácita de Joaquim Levy - o que não é surpreendente), que prevê o pagamento por serviços do SUS em função das faixas de renda, caso aplicada, seria um retrocesso lamentável
A proposta apresentada por Renan Calheiros (com a aprovação tácita de Joaquim Levy - o que não é surpreendente), que prevê o pagamento por serviços do SUS em função das faixas de renda, caso aplicada, seria um retrocesso lamentável (Foto: Reinaldo Del Dotore)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

"Arthur Chioro lembrou que Constituição prevê que o Sistema Único de Saúde seja público e universal, o que impediria a cobrança sugerida por Renan Calheiros". (Lígia Formenti - o Estado de São Paulo)

A proposta apresentada por Renan Calheiros (com a aprovação tácita de Joaquim Levy - o que não é surpreendente), que prevê o pagamento por serviços do SUS em função das faixas de renda, caso aplicada, seria um retrocesso lamentável. Todos os cidadãos têm direito ao atendimento universal e gratuito pelo SUS, pois todos ajudam a financiar o sistema por meio do pagamento de tributos.

Além disso, abstraída, por amor ao debate, essa crítica fundamental inicial (que, para mim, encerra o assunto), a alocação dos milhões de brasileiros nas respectivas faixas de renda seria certamente permeada por injustiças, visto que é corriqueiro que cidadãos situados em estratos privilegiados da pirâmide social brasileira dissimulem sua real situação econômica. Não é raro depararmos, por exemplo, com empresários milionários que, formalmente, recebem apenas pró-labores simbólicos. Só mesmo, salvo raras exceções, o trabalhador assalariado (público ou privado) é que seria corretamente inserido em sua faixa de renda.

Espero que Dilma não se deixe encantar por mais esse canto da sereia neoliberal. Que ela ouça Chioro e não Renan ou Levy.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email