CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
André Del Negri avatar

André Del Negri

Constitucionalista, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

50 artigos

blog

Porém esperamos (ainda esperamos)

Jair Bolsonaro vive dentro de uma garrafa, numa zona de trevas. Ao dizer que o Brasil é um país de “maricas”, ele nem sequer identifica a existência da mulher como ser-político

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Aquele lá que nos governa nunca disse coisa com coisa. É óbvio? É. Mas tem de ser dito. Estamos cansados de assistir e ouvir brutalidades. Além de um histrião com vasto repertório em truculências, o inquilino do Alvorada encontrou tempo para chamar o brasileiro de “maricas”. O discurso mistura homofobia e pouca-vergonha.

Um dia, se indagado por que Bolsonaro foi eleito presidente da República, eu direi que a trajetória é longa, mais do que de costume, mas vou reescrever a história. É só me darem lápis suficiente para isso. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo olhar perturbado do presidente (olhar do macho, valentão), “maricas” é um homem que não se enquadra nos padrões da masculinidade. Pouco basta para perceber que o “maricas” – para o presidente – é aquele que tem características femininas. Não há realmente pior forma de ver o mundo. 

O diabo é que Jair Bolsonaro vive dentro de uma garrafa, numa zona de trevas. Ao dizer que o Brasil é um país de “maricas”, ele nem sequer identifica a existência da mulher como ser-político (ver aqui). É que, para o bolsonarismo, as mulheres são quase invisíveis. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No geral, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Damares Alves, representa um governo misógino. No fundo, o Ministério da Mulher é ornamental, pois é impossível “separar bolsonarismo do antifeminismo” (aqui).

Ora, os Direitos Humanos são vistos pela ultradireita de forma cada mais sectária e conservadora e Bolsonaro tem um discurso de culto à hipermasculinidade. Apesar da ênfase na família por meio do lema “Deus, pátria e família”, o governo usa o vocábulo como se fosse autoevidente, sem esforço de demarcação de seus limites, e o termo é tratado com foco na “família” heterossexual. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inequívoco que o arranjo do atual governo nasce com todos os ingredientes para esvaziar políticas públicas e virar algo contra indivíduos fragilizados, um claro prejuízo a grupos minorizados, como é o caso de povos indígenas e população LGBTQ+.

É triste, mas o Brasil, de vexame em vexame, tem passado por um processo de naturalização da barbárie. Agindo assim, o governo brasileiro rejeita a ser espaço de “todos” (todos mesmo). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todavia, esperamos (ainda esperamos!) um contraponto popular mais enérgico contra os arroubos autoritários do presidente. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO