CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jean Menezes de Aguiar avatar

Jean Menezes de Aguiar

Advogado, professor da pós-graduação da FGV, jornalista e músico profissional

219 artigos

blog

Povo nas ruas é conservadorismo ou vanguarda?

Convocar todo mundo para a rua em 2014 pode não ter a ocultíssima conspiração contra Dilma que alguns supuseram

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estabeleceu-se interessante diálogo na imprensa com artigo do jornalista Elio Gaspari intitulado "Em 2014, 'vem pra rua você também!'" (Folha de SP). O Brasil 247 abriu manchete "Por que Elio Gaspari convocou as ruas em 2014?". O site Carta Maior, por seu misterioso Saul Leblon, nome fantasia de alguém, teceu comentários históricos de Gaspari, enviesando-o à época da obtenção dos documentos que compuseram sua estupenda série de livros sobre a história da ditadura, para concluir ser o chamado que parafraseia a Caixa, "Vem pra rua você também", um chamado da direita, grosso modo.

Será?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parece haver no jornalismo brasileiro uma certa disputa por quem é mais "purista", no sentido de mais esquerda roxa. Uma cabeça da extrema esquerda, panfletária ou não, radical ou não, fundamentalista ou não, considera como da direita quem for um esquerdista não radical. Mas esta é uma visão totalmente equivocada. Não para aí. Como parte do público tem certa predileção por sangue, as teses extremadas às vezes fazem muito sucesso. (A esta hora alguns já estão me chamando de reacionário).

O povo nas ruas, movimento recente conhecido no Brasil por "Junho-2013″ autoriza diversas leituras. Uma, de cidadania legítima, das massas, como se dá na Europa. Outra, da violência black-bloquiana que se estabeleceu aqui, deplorável. Uma terceira, de revolta que seria específica contra o PT, governo atual, parecendo também bastante equivocada – Dilma vai muito bem obrigada, diria ela. Uma quarta, como explosão de insatisfações históricas acumuladas por décadas, que se relaciona com a primeira; como por exemplo a histórica corrupção curralista e coronelista sabidamente vergonhosa de senadores e deputados, o sistema pífio de atendimento ao povo, a má educação, os transportes indecentes e muitos et cetera.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tem interpretação para todos os gostos. Petistas sensibilizados pensaram que Junho-2013 fosse contra a Dilma. Outros leram que era uma revolta à histórica corrupção do Brasil. Já peessedebistas roxos tentaram construir que, sim, era contra Dilma. Por seu turno, estudiosos em geral, da direita e da esquerda aplaudiram a ida das massas às ruas. Assim, é muito difícil a paternidade ideológica de o que "quis ser" o Junho-2013, ou mesmo o que tenha sido o conjunto da obra.

Há alguns indicativos. Se Dilma está bem e sua reeleição é confirmada em pesquisas, parece óbvio que o Junho-13 não tenha sido contra ela. Ainda, há que se reparar que as manifestações em Brasília mais violentas pouparam o Executivo e se centraram no Legislativo, Poder historicamente mais apodrecido por corrupção quase que secular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O artigo em si, de Elio Gaspari, não denota qualquer nódoa reacionária, como as que podem ser percebidas nas figuras que, historicamente defendem liberalismos capitalistas viciosos e contaminados. É interessante notar que o Brasil 247 não emitiu juízo de valor como fê-lo a Carta Capital. Pelo menos expressamente. É claro que o simples noticiar em si traz todo um discurso crítico subjacente. Mas talvez a Carta, excelente veículo de resistência à direita, tenha dado uma pernada.

Convocar todo mundo para a rua em 2014 pode não ter a ocultíssima conspiração contra Dilma que alguns supuseram. O exemplo da peruca ou implante de Renan Calheiros utilizado por Gaspari parece ser um demonstrativo cabal de pressão positiva das ruas: Renan só devolverá a grana do voo da cabeleira após ter havido uma grita popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As ruas são um direito social dos melhores, agora em tempos de Facebook. Particularmente, adiro à volta das ruas, declarando, expressamente e, para que fique bem claro, que por motivos históricos ligados à corrupção nos Poderes, à festa dos salários mentirosos de qualquer um por aí arrombando o teto constitucional e safando por mês 40, 60 mil reais, às indecências estatais com licitações, contratos escusos que permeiam o país há 50 anos, por baixo.

Num país que reclama do mensalão tucano que não consegue nem iniciar este inquérito policial; com alguns próceres da direita histórica que conseguiram morrer em paz, um inclusive com herança de bilhão de reais e outro que só muito depois da morte estourou o escândalo do metrô de SP, e um terceiro com dinheiro na Suíça, sabendo-se que "agora" ri da hipótese cadeia, e ainda aparecendo na TV dizendo que somente ele fez por São Paulo, não ter o povo nas ruas é uma censura social do agir, da presença, da exigência do direito de ser cidadão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jacques Ellul, filósofo francês dizia: não critico a direita, somente a esquerda com quem tenho laços e afinidades; a direita eu ignoro. A esquerda brasileira precisa parar com fogo amigo. Há muita gente maléfica e reacionária que precisa ser combatida, no outro lado. Inclusive no jornalismo. Não ser radical, não é ser da direita, ou ser reacionário.

Do blog Observatório Geral

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO