CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mauro Lopes avatar

Mauro Lopes

Mauro Lopes é jornalista, editor do Brasil 247 e apresentador do Giro das 11 na TV 247. Fundador do canal Paz e Bem, de espiritualidade aberta e plural.

152 artigos

blog

Primeira semana de Bolsonaro eleito foi um pesadelo para o país

O jornalista Mauro Lopes, editor do 247, apresenta um resumo dos principais eventos da primeira semana de Bolsonaro como presidente eleito: "Foi uma sucessão tão alucinante de notícias e eventos trágicos para o país que a sensação é de que passou muito mais de uma semana"; o país parece aprisionado por um pesadelo,  "desses que por vezes nos assaltam na madrugada. Sabemos, mesmo dormindo, que é um pesadelo. Mas não conseguimos acordar e ficamos à mercê do terror com o qual ele nos encarcera. Será assim até 2022?"

Primeira semana de Bolsonaro eleito foi um pesadelo para o país (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Completamos uma semana desde que Bolsonaro foi eleito. Foi uma sucessão tão alucinante de notícias e eventos trágicos para o país que a sensação é de que passou muito mais de uma semana. É como se ele tivesse sido eleito há mais de um mês, há meses. A lista que ele e seu grupo produziram é impressionante.

Na entrevista que marcou a "estreia" de Bolsonaro como presidente eleito, ao Jornal Nacional, na noite de segunda-feira passada (29),  o país ficou sabendo que a ameaça de exílio e banimento da oposição está mantida e vale para os líderes do PT e PSOL; que o presidente eleito mantém intacta a mentira do "kit gay" e que a imprensa que não se ajoelhar irá sofrer sanções econômicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A partir de então, foi uma atrás da outra.

Ameaça de conflito com a China; ataques ao Mercosul; anúncio da transferência da embaixada brasileira para Jerusalém; ameaça de rompimento das relações diplomáticas com Cuba; ameaça de guerra contra a Venezuela. Com as bravatas, o governo eleito põe e risco quase a metade do comércio externo: 44,6% em valores referentes a janeiro-setembro de 2018 – nada menos que US$ 82,4 bilhões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Paulo Guedes, um dos homens fortes do novo governo, além dos ataques ao Mercosul, hostilizou abertamente o empresariado industrial brasileiro dizendo que ele vive de fazer lobby, anunciou que tentará liquidar com a Previdência Social brasileira como mecanismo de solidariedade e que pretende implementar o modelo chileno, que causou uma hecatombe sobre os velhos do país atravessado pelos Andes. Não foi só: sinalizou o fim do BNDES e do papel de patrocínio à cultura do  sistema S (Sesc, Senai, Sebrae, Senai e outros), voltando-o à tarefa de adestramento dos trabalhadores e trabalhadoras, tal como era idealizada a educação no século 19.

E mais: Guedes defendeu a "independência" do Banco Central, transformando-o em definitivo numa autarquia dos bancos privados. Nos bastidores, tem manobrado intensamente para favorecer os investimentos bilionários de seu grupo, o Bozano, em educação à distância, com a demolição das bases do ensino no país para sua privatização a implantação do modelo à distância (sem escolas físicas) até para as crianças do Fundamental.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro que desponta como homem forte do novo governo, o general Augusto Heleno, futuro ministro da Defesa, foi o responsável por reapresentar ao país uma figura que havia sido enterrada com o fim da ditadura: os militares da "linha dura". No período ditatorial, quando os militares davam as cartas na vida nacional, a imprensa criou essa nomenclatura para caraterizar aqueles que eram os operadores do sistema de repressão, tortura e assassinatos políticos semiclandestino dos governos dos generais. Heleno anunciou que acabou a era dos direitos humanos no país e que eles serão reservados apenas para os "humanos direitos" -aquelas pessoas que, aos olhos do novo governo, comportarem-se de acordo com as expectativas.

Na sequência, o general avisou que o novo governo pretende mudar a legislação para que os policiais possam atirar contra as pessoas livremente, sem receio de punição. Ele apoiou abertamente a pretensão do governador eleito Rio de estabelecer uma política de extermínio no Estado e foi além, referendando diretamente a intenção de Wilson Witzel de contratar atiradores ('snipers') para atirar a seu bel-prazer contra 'bandidos'. A ideia escandaliza juristas, que a consideram unanimemente ilegal e conta com a oposição até do ministro da Segurança de Temer, Raul Jungmann, que não pode ser 'acusado' de progressista. Neste domingo, em seu twitter, Bolsonaro indicou seu apoio à ideia dos atiradores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Augusto Heleno ainda desfechou um ataque violento ao embaixador Celso Amorim. Uma entrevista de Amorim à rede de TV global CNN esteve na origem da agressão. Ele acusou o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa de promover uma "campanha no exterior contra o seu próprio país, mentindo sobre a prisão de Lula". E disse que Amorim tem uma "atitude impatriótica, vergonhosa e injustificável” -um discurso típico das ditaduras contra seus opositores. A entrevista aconteceu na segunda-feira (29) e não foi por iniciativa de Amorim, mas da jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, respeitada mundialmente.

A encenação em torno do "convite" a Sérgio Moro para ser uma espécie de superministro da Justiça -completando o trio de homens fortes do novo governo, ao lado de Guedes e do general Heleno- foi outro destaque da primeira semana, na quarta-feira (1). Por conta de uma indiscrição do vice de Bolsonaro, o general Hamilton Mourão, o país ficou sabendo que a ida de Moro ao governo foi articulada em plena campanha eleitoral, enquanto ele atuava contra Lula e o PT. Moro foi uma espécie de cabo eleitoral clandestino de Bolsonaro -um cabo eleitoral decisivo no resultado do pleito, pois foi o responsável por tirar do páreo o adversário que teria derrotado o capitão. Com a revelação de Mourão, a nomeação de Moro está maculada pela prova cabal de que a prática de lawfare contaminou a operação Lava Jato e espalhou-se como uma metástase por vastos segmentos do Judiciádio -lawfare é a expressão que significa uso das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Houve mais, muito mais. Mas este breve resumo basta.

Mergulhamos num pesadelo, desses que por vezes nos assaltam na madrugada. Sabemos, mesmo dormindo, que é um pesadelo. Mas não conseguimos acordar e ficamos à mercê do terror com o qual ele nos encarcera. Será assim até 2022?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO