CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
José Reinaldo Carvalho avatar

José Reinaldo Carvalho

Jornalista, editor internacional do Brasil 247 e da página Resistência: http://www.resistencia.cc

368 artigos

blog

Principal opção da esquerda consequente é a resistência

"O consórcio golpista necessita de que Lula permaneça preso e politicamente interditado. Seu projeto de continuidade no poder, empalmado por meio de um golpe de Estado, depende deste outro golpe: vencer eleições fraudadas, porque fraudulentas serão quaisquer contendas eleitorais disputadas com a proibição da candidatura do líder nas intenções de votos", avalia o jornalista e colunista do 247 José Reinaldo Carvalho; "Não há atalho para a esquerda no Brasil. O caminho da resistência pode parecer longo e penoso, mas é o único que acumula forças. Construir a unidade, combater o hegemonismo pretendendo aplicar golpes de mão, de cariz também hegemonista, é oportunismo vulgar"

São Bernardo do Campo SP 07 04 2018 O ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva depois da missa no braço do povojanela do sindicato dos Metalurgicos do ABC Foto Paulo Pinto Fotos Publicas (Foto: José Reinaldo Carvalho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Brasil está sob o domínio ditatorial, apesar da aparência de normalidade jurídica e constitucional. Malgrado as contradições, cada um com seu papel, são responsáveis por essa ditadura o governo do presidente ilegítimo, o presidente da Câmara, setores do Poder Judiciário, do Ministério Público, a Polícia Federal e a Mídia, sob hegemonia da Globo.

As contradições no bloco do poder se tornam cada vez mais evidentes e agudas e as medidas excepcionais se exacerbam. Torquemadas da Lava Jato se insurgem contra medidas legalistas de uma parte do STF, uma juíza de execuções penais afronta direitos individuais e humanos e, mesmo sob o risco de ser penalizada, resolve submeter o presidente Lula à condição de encarceramento solitário. Impenitente, proíbe um Prêmio Nobel da Paz, líderes religiosos, advogados e até um médico de visitar o presidente, um preso político que só pode ter contato, segundo essa lógica discricionária, com os advogados nomeados nos autos e a família, esta uma vez por semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São fatos chocantes a revelar e exigir que por cima de todas as lutas se imponha a batalha pela democracia, hoje sintetizada na luta pela libertação de Lula e pelo seu direito a candidatar-se nas eleições presidenciais de 7 de outubro vindouro.

O consórcio golpista necessita de que Lula permaneça preso e politicamente interditado. Seu projeto de continuidade no poder, empalmado por meio de um golpe de Estado, depende deste outro golpe: vencer eleições fraudadas, porque fraudulentas serão quaisquer contendas eleitorais disputadas com a proibição da candidatura do líder nas intenções de votos, segundo todas as sondagens disponíveis até aqui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para além de ser um sinal de aprofundamento do golpe, vale advertir que esta propensão ao continuísmo por meios fraudulentos é uma perigosa aventura que pode comprometer o futuro da nação. Não haverá estabilidade política e, muito embora as fragilidades atuais dos movimentos sociais e populares, não é necessário ter bola de cristal para antever que a intentona resultará, mais dia, menos dia, em convulsão social. O regime das classes dominantes constituído como poder de forças minoritárias e golpistas levará o país ao abismo. Foi este o destino da ditadura militar, da nova República e dos oito anos de FHC. Não há caminho viável para o Brasil além da via democrática e popular.

Resultará em aventura também a conduta tática e estratégica de forças que, considerando a longa permanência de Lula na prisão como inevitável, associada ao suposto corolário da desagregação do PT, apostam em herdar os votos do ex-presidente. Calculam mal e demonstram nada conhecer de cálculo político. Baseiam-se em falsas receitas de conquista de hegemonia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há atalho para a esquerda no Brasil. O caminho da resistência pode parecer longo e penoso, mas é o único que acumula forças. Construir a unidade, combater o hegemonismo pretendendo aplicar golpes de mão, de cariz também hegemonista, é oportunismo vulgar.

É auspicioso que o ex-prefeito de São Paulo e o ex-governador do Ceará conversem entre si e façam prospecção de cenários, discutam com economistas representativos de setores nacionalistas da burguesia ou da burguesaia monopolista, gestão que precisa expandir-se para o núcleo dirigente do PT e dos demais partidos de esquerda, como o PCdoB e o PSOL. Um esforço coerente de frente única tem que pôr à mesa as principais forças políticas da esquerda e os movimentos sindicais e populares, incluindo a Frente Brasil Popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É também virtuoso o movimento que visa a consolidar um programa de unidade democrática, patriótica e popular, cujo ponto de partida é o documento das fundações do PCdoB, PT, PDT e PSOL. Construir passo a passo a unidade é a tarefa maior a que devem dedicar-se as forças de esquerda consequentes do país.

Mas é deletério impor desde já uma chapa, uma candidatura a presidente e sua vice, para além de outros entendimentos, apagando a resistência e decretando a morte política de Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A primeira opção da esquerda na enorme crise que vivemos é a resistência, não a capitulação conveniente. Mais dialética, mais firmeza, mais consequência e mais seriedade é o mínimo que se espera como método das forças consequentes da esquerda sobre as quais recai a grande responsabilidade de abrir perspectivas e construir alternativas para o país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO