CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Henrique Dias avatar

Luiz Henrique Dias

Professor, gestor público e mestrando em História da UNILA

40 artigos

blog

Promessas do Governo Alckmin: como andam?

O Governo do Estado de São Paulo nunca entregou uma obra no prazo e tem mostrado, a cada ano, escolher sempre regiões mais ricas para aportes de investimentos

Geraldo Alckmin e metro linha 4 (Foto: Luiz Henrique Dias)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Governo do Estado de São Paulo é conhecido por ou não entregar obras no prazo ou por nem mesmo iniciar obras prometidas, muitas delas essenciais para o desenvolvimento da Região Metropolitana.

Abaixo, listamos as principais promessas de mobilidade prometidas por Alckmin nas eleições de 2014 e qual a condição atual dos empreendimentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trem intercidades Santos-Americana e Santos-Taubaté

Status: não será feito

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Comentário: boa parte do trecho percorreria trilhos paralelos a linha 7 - Rubi da CPTM, mas não há viabilidade técnica. Outra parte foi concebida para passar em áreas da União, que não autorizou a implantação.

Linha 6 - Laranja do Metrô

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Status: obras paradas.

Comentário: um verdadeiro bode na sala dos governos do PSDB. Prevista para ligar a Brasilândia ao sul da cidade, já teve aporte de R$ 2 bilhões do Governo e um verdadeiro calote das empresas vencedoras da licitação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trecho Norte do Rodoanel

Status: inacabdo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Comentário: previsto para ligar a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães até a Fernão Dias e a Dutra, com acesso ao Aeroporto de Guarulhos, está atrasado e sem previsão certa para a entrega. Além disso, desabamentos, denúncias de corrupção e superpagamentos de indenizações durante desapropriações mancharam as obras.

Conexão (via trilhos) os aeroportos de Congonhas e Guarulhos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Status: parte inacaba e parte parada

Comentário: a ligação ao aeroporto de Guarulhos será - promete o Governo - entregue em 2018, mas a obra chega apenas até "perto" dos terminais de embarque. Os usuários terão que fazer parte do trajeto de ônibus. Congonhas está mais isolado do que nunca: a Linha 17 (o famoso monotrilho inacabado) está com obras abandonadas e sem previsão de retomada. Além disso, o projeto está mais caro e, se for entregue um dia, chegará apenas ao Morumbi e não mais a Paraisópolis, como estava previsto.

Monotrilho até Cidade Tiradentes

Status: incompleto

Comentário: o projeto foi modificado e ficou (bem) menor que o previsto. Cidade Tiradentes, um dos bairros mais populosos da capital, não será atendido e os moradores continuarão sobrecarregando o Sistema de Ônibus. Além disso, engenheiros contestam o modelo de monotrilho sobre pneus, considerado inadequado para a demanda de São Paulo. Há ainda uma extensão prometida para o ABC, mas não teve sequer início e segue sem previsão.

Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista

Status: incompleto.

Comentário: O VLT foi implantado em apenas metade do trecho previsto e o BRT da Praia Grande não tem previsão alguma de quando vai sair do papel.

Terminar a Linha 5 - Lilás

Status: incompleto.

Comentário: com as três estações inauguradas em 2017, apenas metade da extensão linha está concluída. Ainda faltam sete estações e um pátio de manutenção e manobras. O Governo tenta privatizar a operação, mas tem encontrado problemas jurídicos.

Corredores metropolitanos de média capacidade (ônibus)

Status: promessa cumprida.

Comentário: as ligações entre Guarulhos e Itapevi a capital estão prontos e operando.

Linha 4 - Amarela (até Taboão da Serra)

Status: atrasada e incompleta.

Comentário: Não chegará mais a Taboão da Serra e as estações Mackenzie, Oscar Freire, Morumbi e Vila Sônia estão eternamente em obras. O Governo promete entregar em 2018, mas essa é a quinta previsão.

Linha 2 - Verde (até Guarulhos)

Status: não será feita

Comentário: Guarulhos e São Paulo têm, entre si, o maior fluxo intercidades da América Latina e precisam ser conectadas por trilhos e transportes de alta capacidade. A proposta de ligar a Vila Prudente, na Capital, ao Shopping Internacional ou ao Centro de Guarulhos chegou a parecer realidade, mas o Governo do Estado literalmente abandonou o projeto.

O Governo do Estado de São Paulo nunca entregou uma obra no prazo e tem mostrado, a cada ano, escolher sempre regiões mais ricas para aportes de investimentos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO