CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

PT é PT, Lula é Lula

"O PT completará 40 anos em 2020, é um jovem cheio de conquistas e com um caminho longo na reconstrução do país, na recuperação do processo interrompido com o golpe".

Lula e o PT (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Partido dos Trabalhadores, PT, foi fundado por um grupo heterogêneo, formado por militantes de oposição à Ditadura Militar, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País.

Lula, no final dos anos 1970, era o expoente maior da luta proletária, o sonho dos comunistas, socialistas, ativistas das bases populares, simpatizantes, dos leitores de “A Mãe” de Máximo Gorki; “As veias abertas da América Latina” de Eduardo Galeano; “O analfabeto político” de Bertolt Brecht e os poemas revolucionários de Vladimir Maiakovski.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PT e Lula formam uma parceria, uma simbiose tão perfeita que muita gente boa não consegue separar um do outro. Mas, meus caros, PT é PT e Lula é Lula, assim mesmo, sem que um tenha maior ou menor importância do que o outro. Lula atingiu um protagonismo irrefutável construído em seus dois mandatos, se transformando no maior líder popular do Brasil, a maior liderança na América Latina e uma das mais respeitadas no mundo.

O PT é plural, democrático, aberto ao debate. Lula nunca foi unanimidade, pelo contrário, correntes internas discordaram sobre sua indicação para presidir a legenda em 2017, a corrente contrária defendia que Lula não podia atuar para dentro do partido, mas no diálogo com outros partidos e movimentos sociais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com intuito meramente ilustrativo, um exemplo de simbiose na biologia, são as orquídeas. Elas vivem em árvores e rochedos, locais com bastante matéria orgânica, mas pobre em sais minerais. No entanto, suas raízes abrigam fungos que decompõem a matéria orgânica do substrato que se transforma em sais minerais, que são assimilados pelas plantas. Por outro lado as plantas realizam a fotossíntese e sintetizam os nutrientes para a sobrevivência dos fungos.

O PT completará 40 anos em 2020, é um jovem cheio de conquistas e com um caminho longo na reconstrução do país, na recuperação do processo interrompido com o golpe. Como disse Lula: “Espero que no período que eu esteja aqui, esteja sendo germinada nessa sociedade muita gente boa para sair candidato a presidente” (...)eu espero que o Brasil produza alternativas, me contento em ser cabo eleitoral”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO