CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2482 artigos

blog

Putin quer o lugar de Trump no coração de Bolsonaro

"A inusitada bajulação" do presidente russo a Bolsonaro "pode ser entendida como conversa de bom vendedor, já que uma comitiva russa negocia a vacina Sputnik V com o governo brasileiro, mas acho que é mais do que isso", aposta Alex Solnik. "Putin percebeu que Bolsonaro ficou órfão de Trump e terá dificuldades para se relacionar com o novo presidente norte-americano"

Putin e Bolsonaro (Foto: Sputnik/Aleksei Nikolsk)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia 

A maior surpresa da cúpula do Brics em tempos de pandemia foram os rasgados elogios que Putin fez a Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O tzar russo elogiou a masculinidade, a coragem e o exemplo do brasileiro em seu enfrentamento à covid-19, qualidades que, francamente, nenhum dirigente mundial tinha enxergado até então.

Bolsonaro ficou orgulhoso: postou a fala de Putin em suas redes. Não entrou, assim, na onda daqueles que ainda associam a Rússia pós-1991 ao comunismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A inusitada bajulação pode ser entendida como conversa de bom vendedor, já que uma comitiva russa negocia a vacina Sputnik V com o governo brasileiro, mas acho que é mais do que isso.

Putin percebeu que Bolsonaro ficou órfão de Trump e terá dificuldades para se relacionar com o novo presidente norte-americano. Por isso se credencia para ser o novo melhor amigo do presidente brasileiro, com o qual tem muitos pontos em comum.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ambos são dirigentes autoritários, que atuam para se eternizar no poder. Putin manda na Rússia há 20 anos. Bolsonaro deve estar sonhando com algo parecido. E Putin pode lhe ensinar o caminho das pedras.

Putin quer ser amigo de Bolsonaro porque ele é inimigo da Europa, o que Putin também é. Quer estreitar laços com Bolsonaro porque tem muitos produtos a vender ao Brasil além da vacina. O comércio entre os dois países é muito incipiente, havendo espaço, portanto, para ser alavancado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Putin gosta do Brasil porque aqui tem muito petróleo, razão pela qual é o melhor amigo da Venezuela, onde controla parte da exploração petrolífera.

O país de Maduro tem sido tratado como prioridade da política externa russa na América Latina. O Brasil estava em segundo lugar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É possível que passe a ser o primeiro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO