CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

698 artigos

blog

Qual Sérgio Moro está convidado para o Roda Viva?

A colunista Denise Assis, do Jornalistas pela Democracia, afirma que há dois Moros no mercado político e que especula-se a qual deles o programa Roda Viva fez o convite para a entrevista: "ao ex-aliado e quase secretário de João Doria, ao ministro, ou ao presidenciável, que pode, de alguma maneira, se ligar ao dono da casa e se contentar, por exemplo, com a condição de vice?"

O Judiciário no Fundo do Poço (Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o Jornalistas pela Democracia - Sergio Moro vai ao Roda Viva, no dia 20, como fartamente alardeado. Resta saber, porém, que Moro vai ao programa de estreia de Vera Magalhães, jornalista inegavelmente competente, mas conservadora. Solidamente conservadora. Estão aí várias participações dela no próprio Roda Viva, que passa a ancorar, em que abordou de forma incisiva candidatos progressistas, sendo mais suave com outros, mais à direita, na mesma bancada. 

Daniela Lima, que deixa o posto, tocava com diversidade e leveza o programa, sem buscar de forma ostensiva afinação com João Doria, o patrão, em última instância. Em época de eleições vindouras, é previsível que busquem uma profissional capaz de segurar com pulso firme e encaminhar ao gosto da direção, o diálogo entre jornalistas e convidados que por aquela cadeira passarem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vai daí que basta ler os nomes dos participantes do programa de estreia de Vera Magalhães, para perceber que o jogo mudou. E sem esta, de choro e esperneio para “infiltrar” na bancada o nome de alguém do The Intercept. É bem possível que o entrevistado pensasse até mesmo em cancelar a entrevista. E nem Vera, nem Doria, gostariam de passar por isto. Afinal, o governador paulista chegou a acenar dar-lhe abrigo, quando Sergio Moro ficou às vias do relento, naquele agosto aziago, em que não estava mais juiz, e corria o risco de não estar ministro.

Daí é interessante se especular, a qual dos personagens Vera fez o convite. Ao ex-aliado e quase secretário de João Doria, ao ministro, ou ao presidenciável, que pode, de alguma maneira, se ligar ao dono da casa e se contentar, por exemplo, com a condição de vice?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se o The Intercept participasse da bancada, estaria ali o juiz de Curitiba, que transgrediu de suas funções, interferiu em processos e, em última instância, tornou-se parte, quando deveria ser apenas juiz. E, então, os espectadores teriam diante de si o “Marreco de Maringá”, esganiçado, desafinando, desconfortável dentro do terno, e dando respostas de mídia training.

Estando ali o ministro, teremos um programa morno, chapa branca, com um Moro articulando frases institucionais, protocolares, em defesa do presidente, a quem, desde agosto, jurou servir. Ou ao projeto Anticrime, que ele não pode nem mais sequer chamar de seu, porque vai nascer com a careca do Alexandre de Morais, e mais a cara dos congressistas, para sua total decepção. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas o que vai dar colorido ao show, quer dizer, ao programa, será a entrada em cena do candidato, o presidenciável. Difícil entender como João Doria, que tem feito tudo para sair com o nome no alto da chapa tucana, como presidente, permitiu ceder esse espaço para o candidatíssimo Sergio Moro. Ou ele pensa que Moro pode ir tão mal, que queime a largada e tope ser o seu vice, ou está descrente da sua própria capacidade de convencer o partido a apoiá-lo como candidato cabeça de chapa. E, neste caso, será ele, Doria, o candidato. A vice.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO