CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

386 artigos

blog

Querem um Brasil além do bem e do mal... com ou sem coronavírus

“Querem um Brasil além do Bem e do Mal” quando extinguem direitos e elevam os preços; quando em Escolas Públicas do Rio de Janeiro instituem o “sábado letivo” que obriga professores a labutarem no dia de descanso; professores que não tem reajuste salarial há seis anos

(Foto: Esq.: Alan Santos - PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A natureza continua impávida, ela atende a um código “ao pé da letra”. Substratos alterados geram mudanças específicas; sim, e o meio se transfigura: o genoma muda, e o culpado é o Homem com sua sede de poder. Ele pode recriar a morte sob a forma de vírus em laboratórios.

O mundo científico ainda não encontrou todas as respostas para explicar o fenômeno da vida. A filosofia particularmente já vem desempenhando um papel perpétuo no que tange a descoberta da origem de tudo. “Aufklärung” é a saída do homem de sua menoridade da qual ele próprio é culpado. A palavra acima grafada em alemão advém do filósofo Immanuel Kant.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Iluminismo ou Esclarecimento nasceu para despertar a RAZÃO e o SABER, e nunca restringí-los à uma classe ou a um grupo. Os poderes cognoscitivos humanos, tanto sensíveis quanto racionais, estendem-se até onde vai o fenômeno, mas não além deste. 

Estará a palavra profética além do bem e do mal? Isaías previu a era messiânica; e realmente Jesus veio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filósofo moderno Nietzsche revolucionou a filosofia, ou “busca da sabedoria” através de análises como: “Aquilo que se faz por amor está além do bem e do mal” foi aquele que também escreveu “Deus está morto”.

Se Friedrich Nietzsche estivesse aqui e agora, nesta imensa terra tropical e sob os auspícios de tantos desvarios; ou ele reformularia sua filosofia, ou morreria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que na verdade é estar além do bem e do mal? Talvez seja aquilo que suprime a lei no que esta enxerga como licitude; ou talvez: o ser humano nunca saia da “menoridade” humana. 

“Querem um Brasil além do Bem e do Mal” quando extinguem direitos e elevam os preços; quando em Escolas Públicas do Rio de Janeiro instituem o “sábado letivo” que obriga professores a labutarem no dia de descanso; professores que não tem reajuste salarial há seis anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 “Querem um Brasil além do Bem e do Mal” quando convocam o povo para derrubar o STF e o Congresso Nacional, fato que demonstra claramente intenções antidemocráticas.

 “Querem um Brasil Além do Bem e do Mal” quando se faz apologia ao uso de armas e se incentiva a eliminação de seres humanos, estabelecendo valores, como em um determinado discurso (famoso) que expressou "a matança de trinta mil petistas."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 “Querem um Brasil Além do Bem e do Mal” quando a Justiça faz conluios em favorecimento de uma conjuntura religiosamente terrível e insanamente antiecológica, e isto (em inúmeras vezes) usando o nome daquele Deus, que pregava a igualdade quando passou pelo planeta.

Misoginia, discriminação racial, somados a assassinatos frios como o da vereadora do PSOL MARIELLE FRANCO e de seu motorista ANDERSON GOMES demonstram o quanto estamos longe dos tempos iluminados do século XVIII; de fato nós entramos no redemoinho de um profundo obscurantismo intelectual. Oxalá! que a filosofia sobrevenha e que a deusa Atena alumbre a mente de cada brasileiro com a tenacidade - da inteligência e da justiça - além do bem e do mal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O que não me faz morrer me torna mais forte”

Friedrich Nietzsche

#LEIABRAZILEVIREBRASIL

#BRASILLIVRE

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO