CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leopoldo Vieira avatar

Leopoldo Vieira

Marketeiro em ano eleitoral e técnico de futebol em ano de Copa do Mundo

179 artigos

blog

Reforma trabalhista e nova economia

Daqui a pouco vai ter gente reivindicando o luddismo. Ou, pior, volvendo aos fisiocratas. O nó da reforma é outro, é a perda de direitos e garantias dentro de um jogo de forças desigual, agravado pela deterioração dos indicadores econômicos e sociais

Daqui a pouco vai ter gente reivindicando o luddismo. Ou, pior, volvendo aos fisiocratas. O nó da reforma é outro, é a perda de direitos e garantias dentro de um jogo de forças desigual, agravado pela deterioração dos indicadores econômicos e sociais (Foto: Leopoldo Vieira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O portal Diário do Centro do Mundo publicou uma postagem na qual anunciou ter viralizado uma proposta de emprego de uma cafeteria cujo salário seria café e comida.

A crítica desorganizada ou baseada em uma visão anacrônica da economia dá nisso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já ensinava Darwin, vitoriosos são o que são capazes de se adaptar. Se for o caso de pôr uma lente "vermelha" sobre a questão, mire-se a China.

O que o rapaz, Rodrigo Ballaminut, ofereceu no Facebook é um sistema de permuta de habilidades, que acontece há tempos no Brasil e no mundo. Tipo: dou aula de violão em troca de aula de inglês etc.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma lista deste tipo de serviço pode ser encontrada aqui.

Para tempos de crise, nada melhor, sobretudo para os mais pobres.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ontem, Paulo Henrique Amorim publicou vídeo criticando a reforma trabalhista a partir de conceitos como coworking, homeworking, networking. Há quem misture na crítica Uber, Youtuber, Startup. Coisas que, inclusive, podem e devem estar numa agenda pública para benefício da cidadania de baixa renda.

Estes modelos de negócios podem proliferar comunicadores comunitários de grande alcance e rentabilidade, empreendimentos como marmitas ou cabeleireiros nos bairros com compartilhamento de dividendos, e impulsionamento de outros inovadores produtos oriundos da criatividade das classes C, D e E. Universidades cheias ainda de prounistas e cotistas podem ajudar a incubar tais empresas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Daqui a pouco vai ter gente reivindicando o luddismo. Ou, pior, volvendo aos fisiocratas.

O nó da reforma é outro, é a perda de direitos e garantias dentro de um jogo de forças desigual, agravado pela deterioração dos indicadores econômicos e sociais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E, também, da dramática falta de imaginação, que só sabe solver crises fiscais e da margem de lucro com propostas dos séculos passados, enquanto tanto benchmarking pode ser feito sobre maneiras de aumentar a produtividade e conciliar prazer e trabalho, com proteção, bem-estar social e competitividade.

No documentário sobre o êxito eleitoral de Emmanuel Macron, da Netflix, esta provável demônia da nova economia, a equipe do presidente francês, por exemplo, discutia uma reforma da Previdência casada com a trabalhista, pela qual se revertia a jornada de 36 horas semanais para 40, mas até somente os 50 e poucos anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O impasse era a pressão empresarial para aumentar a lucratividade.

Mais imaginação para todos e soluções impactantemente positivas, menos cacoetes ideológicos.

Mais empreendedorismo das pessoas comuns, livres daquelas cartilhas burocráticas horrendas que broxam qualquer iniciativa, e menos odes ao "setor produtivo nacional", que boicotou o Plano Collor, Plano Cruzado, o Plano Real e a política anticíclica de Dilma Rousseff para levar o país ao labirinto do Impeachment. E, após reclamar sacalmente por livre mercado, não larga a chantagem por Refis e subsídios baseados nos impostos que sonega.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO