CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Republicanismo à brasileira

Muitos procuram comparar a administração pública a partir das vantagens que conseguem obter. Tendo uma leitura reducionista e exclusivista daquilo que deve ser entendido como direito de todos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“Inteligente é aquele que sabe a hora certa de parar de dar corda para algo que não tem futuro”. (Kzureto) 

 As palavras possuem significados através dos anos, mas também se encontram inerentes ao contexto histórico. No cenário é possível enquadrar o individualismo. Doutrina em que o real é formado pelos indivíduos. Sendo assim, o individualismo pode ser entendido por dois prismas: o primeiro pode ser visto como algo “negativo”, onde o indivíduo é interpretado como um “átomo social”. O segundo é entendido como algo “positivo”, em que o indivíduo se assemelha ao conceito de pessoa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há autores que defendem que o que se entende por indivíduo, encontra-se em oposição ao Estado, a sociedade e outras questões. Mas há também os que defendem que mesmo assim, ela não torna o indivíduo antissocial. Na verdade, o primeiro conceito (visão negativa), compreende o individualismo como sinônimo de egoísmo. 

No Brasil, a visão pessimista pertence ao campo majoritário, geralmente, costuma-se fazer juízo de valor a partir do que se entende ser melhor para si e não em uma visão predominantemente republicana, em que o coletivo seja reinante. Não foi debalde, quando na obra Raízes do Brasil, o escritor Sérgio Buarque de Holanda afirmou que por aqui o que prevalece é o espírito privado e não o público. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É por isso que muitos procuram comparar a administração pública a partir das vantagens que conseguem obter. Tendo uma leitura reducionista e exclusivista daquilo que deve ser entendido como direito de todos. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO