CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cláudio da Costa Oliveira avatar

Cláudio da Costa Oliveira

Economista aposentado da Petrobras

160 artigos

blog

Resultado 1ºT 2019: Petrobras cava sua própria cova (e o Brasil vai junto)

Com a absurda politica de paridade de preços, as refinarias brasileiras trabalham com 30% de ociosidade, a Petrobras perde mercado interno para derivados importados (principalmente dos EUA) e nós pagamos preços mais altos do que os internacionais

Resultado 1ºT 2019: Petrobras cava sua própria cova (e o Brasil vai junto) (Foto: Tânia Rêgo - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A cada publicação de resultados da Petrobras é lamentável e irritante assistir o festival de mentiras divulgadas pela grande mídia brasileira cooptada por interesses inconfessáveis.

A grande mídia só divulga entrevistas realizadas com técnicos de bancos que tem interesse na compra de ativos da empresa ( Itau, BTG-Pactual, Bradesco etc) e lobistas representantes de investidores (Adriano Pires, Alvaro Bandeira etc).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É incrível a tranquilidade como eles falam que a “empresa está em recuperação pois estava praticamente quebrada” sem apresentar nenhum número, nenhuma prova. Na realidade números e provas que não existem, por se tratar de uma enorme mentira , como demonstramos neste artigo.

Há quantos anos temos ouvido estas falácias que visam exclusivamente beneficiar grupos econômicos (nacionais e estrangeiros) em detrimento de nosso país e seu povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aparentemente esta campanha lesa-pátria só será encerrada quando tiverem sugado tudo o que foi construído ao longo de décadas com esforço e suor dos funcionários da Petrobras e da nação brasileira.

Uma campanha que vem de longa data como vemos neste artigo.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ontem foi apresentado o resultado do 1º trimestre de 2019, no qual a empresa registrou um lucro de R$ 4,1 bilhões. São feitos comparativos com os resultados do 1º trimestre de 2018 e do 4º trimestre de 2018.

Mas se olharmos os resultados obtidos (em primeiros trimestres) no período em que o consumo interno foi subsidiado (2010/2013) e que muitos dizem (sem apresentar números) que foi a causa da empresa ter “quebrado” temos o seguinte :

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resultados 1º trimestre   R$ bilhões

     2010

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

     2011

     2012

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

     2013

       7,7

     11,0

     9,2

      7,7 

   Fonte : Balancetes Petrobras 

Vejam que passados tantos anos, com inflação acumulada no tempo e com aumento de produção, a companhia hoje não consegue chegar perto dos resultados obtidos no passado.

Ocorre que naquele tempo as refinarias brasileiras operavam a plena capacidade e a Petrobras detinha praticamente 100% do mercado interno de derivados . Nós pagávamos combustíveis a preços mais baixos do que os internacionais e a empresa lucrava mais. Ou seja , todos ganhávamos.

Hoje, com a absurda politica de paridade de preços, as refinarias brasileiras trabalham com 30% de ociosidade, a Petrobras perde mercado interno para derivados importados (principalmente dos EUA) e nós pagamos preços mais altos do que os internacionais. Ou seja, todos perdemos, só quem lucra são as refinarias americanas, os traders internacionais e os produtores de etanol.  

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO