CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

Sem alternativa e abandonado, Zelensky vai sentar com Putin

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bastaram dois dias de ‘invasão’ da Rússia à Ucrânia para que as máscaras caíssem. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que não tem medo de negociar o fim da "invasão" russa, mas precisa de garantias de segurança. 

Seu pedido de garantia se perdeu no vazio dos verdadeiros interesses do ocidente pela causa da Ucrânia. “Fomos deixados sozinhos. Quem está pronto para ir à guerra por nós? Sinceramente, não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia garantias de adesão à OTAN? Honestamente, todo mundo está com medo”, disse Zelensky. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma das justificativas de Putin para chancelar o conflito, vem dos protestos nacionalistas na Ucrânia em 2014, a chamada Revolução Euromaidan, quando a extrema-direita depôs o governo pró-Moscou de Víktor Fédorovych Yanukóvytch, dando início à aproximação com o ocidente. 

Essa aproximação é geoestratégica para o crescimento da ‘panelinha do ocidente’ comandada pela OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, para desviar da Rússia e do Irã o monopólio das rotas de fornecimento energético da Ásia para a Europa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Usando do direito de especular, acredito que o presidente norte-americano, Joe Biden, não irá reagir ao ataque de Putin contra o Zelensky. Talvez os EUA estejam buscando um meio de tentar isolar a Rússia através de sansões comerciais e financeiras, para que não volte a ser a potência mundial de antes. 

O período pós-Guerra Fria, tornou os EUA a única superpotência do globo, o que se refletiu na integração das repúblicas da extinta União Soviética sob influência ocidental. Assim, a Rússia teve que assistir os países, antes ligados à União Soviética, adotarem padrões político-econômico do ocidente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para não perder o bonde: Não custa lembrar que bolsonaristas, como Sara Winter diziam com orgulho que recebiam treinamento de extremistas na Ucrânia. Isso, por si só, justifica a derrubada de Zelensky contra o avanço do neofascismo no mundo. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO