CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Kotscho avatar

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é jornalista e integra o Jornalistas pela Democracia. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor de vários livros.

330 artigos

blog

Será que Bolsonaro poderá bater o recorde da renúncia de Jânio?

O jornalista Ricardo Kotscho questiona se Bolsonaro poderá bater o recorde da renúncia de Jânio; "Tem cada vez mais gente nas redes sociais achando que Jair Bolsonaro está reprisando a passagem errática e fulminante do ex-presidente Jânio Quadros pelo Palácio do Planalto, que durou apenas 6 meses, em 1961, abrindo uma crise institucional que, três anos depois, desaguou no golpe militar", observa 

Será que Bolsonaro poderá bater o recorde da renúncia de Jânio?
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Kotscho, para o Balaio do Kotscho e o Jornalistas pela Democracia - “Vai quebrar o recorde do Jânio”, respondeu de bate-pronto o internauta Cecel Peixoto, no final da noite de domingo, assim que publiquei um post no Facebook com este título: “Em resumo: começou a contagem regressiva de um governo que está se auto-imolando”.

Tem cada vez mais gente nas redes sociais achando que Jair Bolsonaro está reprisando a passagem errática e fulminante do ex-presidente Jânio Quadros pelo Palácio do Planalto, que durou apenas 6 meses, em 1961, abrindo uma crise institucional que, três anos depois, desaguou no golpe militar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como brasileiro esquece tudo muito rápido, aqui as crises costumam se repetir, ao mesmo tempo, como farsa e tragédia.

Mas eu me lembro muito bem da primeira das muitas entrevistas do general Hamilton Mourão à Globo News, ainda como candidato a vice de Bolsonaro, no dia 7 de setembro do ano passado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao responder a uma pergunta de Merval Pereira, Mourão admitiu que, “em situação hipotética de anarquia”, pode haver um “autogolpe do presidente com apoio das Forças Armadas”.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Naquela ocasião, o vice general acrescentou que não acreditava que isso pudesse ocorrer.

O que Mourão diria hoje, sete meses depois daquela entrevista, com a anarquia generalizada imperando no governo Bolsonaro, antes de completar 100 dias de mandato?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo andar desembestado da carruagem bolsonarista, as previsões sobre o futuro do governo são cada vez mais sombrias, nesta semana em que os militares comemoram os 55 anos da “revolução democrática” de 1964, o novo nome que deram ao golpe militar.

Para quem gosta de comparações, há muitas semelhanças no modo de governar e também enormes diferenças nas biografias de Jânio e Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jânio gostava de governar pelos famosos “bilhetinhos” enviados a seus ministros.

Bolsonaro prefere o Twitter para se comunicar diretamente com seus seguidores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jânio causou escândalo ao condecorar Che Guevara e manter relações com a China.

Bolsonaro envergonhou o país ao prestar abjeta vassalagem a Donald Trump.

Para os dois, esse negócio de articulação política, base aliada e negociação com partidos é bobagem, o que os levou a entrar precocemente em confronto com o Congresso Nacional.

Jânio, antes de chegar ao Planalto, foi vereador, deputado, prefeito e governador de São Paulo, numa longa e vitoriosa trajetória polícia.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Bolsonaro passou 28 anos no baixo clero da Câmara como líder sindical dos militares, depois de ter sido reformado pelo Exército, aos 33 anos, por atos de indisciplina.

Era apenas uma figura folclórica, sem nunca ter exercido qualquer cargo executivo ou de liderança.

Antes de ser político, Jânio, que também era uma figura folclórica, foi professor de Português e tinha uma intensa vida intelectual, tendo publicado vários livros, inclusive dicionários, que tanta falta fazem aos atuais ocupantes do poder.

Por isso, e com razão, muita gente acha injusto fazer qualquer comparação entre os dois.

Só que a velocidade dos fatos burlescos e beligerantes, cometidos pela nova ordem bolsonariana em menos de três meses de poder, nos levam inevitavelmente a recordar a brevíssima passagem de Jânio Quadros por Brasília.

Até hoje há inúmeras versões e controvérsias sobre as razões da sua renúncia _ entre elas, a de que Jânio tentou dar um autogolpe para fechar o Congresso e o Supremo, e voltar nos braços do povo como imperador.

Nas hostes mais radicais do bolsonarismo, a começar pelos filhos do presidente, como sabemos, tem muitos namorando com esta ideia.

Há também quem atribua o ato de renúncia de Jânio apenas a um porre, já que Jânio tinha fama de bom copo.

A diferença aqui é que Jair Bolsonaro não bebe. É viciado apenas no uso do celular, um perigo.

Vida que segue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO