Seria "isenta" pesquisa com ao menos 5 dessas perguntas?

Agora, aguçando sua memória, responda: em quem você pretende votar para presidente em 2014: Dilma, Aécio ou Eduardo?



Aberta a temporada de pesquisas eleitorais, esse fenômeno brasileiro de criar fatos políticos, muitos foram os articulistas dos blogues independentes na internet - considerados ‘sujos’ por aqueles que preferem a partidarização de oposição dos meios de comunicação tradicional - que explicitaram sua estranheza com a metodologia e a aplicação de perguntas por parte dos institutos de pesquisa Datafolha e Sensus que foram a campo nas últimas semanas para descobrir quem os brasileiros pretendem eleger presidente da República em outubro próximo.

Como exercício mental listei 40 perguntas, agrupadas aleatoriamente, que teriam o poder de induzir o entrevistado a declinar seu voto. Nesse caso hipotético, em contraponto às pesquisas anti-PT que costumam ser divulgadas apenas para dar um gás à nossa combalida Oposição, as questões trazem viés favorável ao atual Governo. 

Esse texto tem a intenção de desmascarar as chamadas pesquisas eleitorais que costumam se autoreputar isentas.

Aqui exemplos de clara indução:

  1. Se o Palácio do Planalto fosse uma espécie de reality show como o Big Brother Brasil da TV Globo e tivesse que voltar um ex-participante para nova temporada de quatro anos, quem você gostaria que voltasse: Sarney? Collor? FHC? Lula? Ou preferia manter Dilma?
  2. Você acha que as capitais brasileiras ficarão mais bonitas e receberão mais turistas depois da construção dos novos estádios de futebol?
  3. Você considera positivo para o Brasil que com o Programa Mais Médicos do Governo Federal mais de 33 milhões de brasileiros passaram a receber mais atenção de saúde?
  4. O tucano Aécio Neves mostra empenho em censurar no Google qualquer notícia ou evidência que lhe arranhe o prestígio, a honra, a dignidade, o que você acha disso?
  5. Praticamente tudo o que há de novo, movimentando e fazendo crescer estupendamente a economia pernambucana – do porto de Suape à refinaria Abreu e Lima - tem relação direta com o repasse de recursos federais dos governos Lula e Dilma, você acha que Eduardo Campos é leal aos presidentes Lula e Dilma, quando os ataca dia sim e dia não?
  6. Há mais de 10 anos o Rio de Janeiro era tido como campeão de violência, número de assassinatos, sequestros e roubos e mais recentemente com a UPPs houve uma mudança radical, você acha isso bom?
  7. Desde o governo Mario Covas, nos anos 90 até o atual governo de Geraldo Alckmin, crescem sinais de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes nas licitações do metrô de São Paulo, você acha que isso tudo deveria ser investigado?
  8. Até hoje ninguém ouve mais falar do helicóptero do senador mineiro Zezé Perrela, aliado do senador Aécio Neves, apreendido pela Polícia Federal transportando quase meia tonelada de cocaína, o que você acha disso?
  9. A compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás em 2006 contou com aprovação da presidente Dilma, do presidente do Grupo Abril Fábio Barbosa, do grande empresário Jorge Gerdau, você acha estranho que a imprensa e a oposição queira colocar tudo como culpa da presidente Dilma?
  10. Em 2002, no Governo FHC, o Brasil amargou um bom período de apagão, faltava luz elétrica nas cidades, infernizava a vida de milhões de pessoas, você sente falta desse tempo?
  11. Todo mundo tem medo que o Leão do Imposto de Renda envie suas multas e sabe que tem que pagar o quanto antes, mas porque a Rede Globo é multada pelo Leão em milhões de reais e ninguém sabe se ela pagou, e ela nunca apresenta o DARF, o que você acha disso?
  12. O jornal Folha de S.Paulo há algum tempo chamou a ditadura brasileira, que mês passado completou 50 anos de seu início, de 'ditabranda', de que não foi tão cruel assim, nem matou e nem torturou ou prendeu tanta gente assim, você concorda com o famoso jornal?
  13. Marina Silva, que tem mais potencial de votos que Eduardo Campos, deve ser candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, você concorda com isso?
  14. Eduardo Campos se movimentou para que o governo e os partidos aliados ao governo aprovassem o nome de sua mãe Ana Arraes para ser ministra do TCU, você acha isso certo?
  15. Até bem pouco tempo a oposição tinha o ex-senador goiano Demóstenes Torres, do DEM-GO, como seu maior guru, exemplo maior de retidão moral e de ética na política, depois da CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira em 2012, a biografia do goiano virou completamente do avesso. Você acha certo que seus antigos amigos políticos o tenham abandonado completamente?
  16. José Serra, do PSDB paulista foi candidato duas vezes à presidência da República, em 2002 e em 2010, nas duas eleições acusou seu colega de partido, o mineiro Aécio Neves de fazer corpo mole para sua eleição; você então acredita que Serra agora irá de corpo e alma a campanha de Aécio?
  17. Se a Copa de Futebol não fosse aqui no Brasil no próximo mês de junho o país não construiria, reformaria e ampliaria mais de uma dezena de aeroportos nas capitais onde haverão os jogos, nem as capitais teriam nos estádios novos em folha seus mais belos cartões portais, você discorda disso?
  18. O mensalão do PT foi todo julgado no STF, sem que os réus tivessem direito a qualquer nova instância de julgamento para recorrer, mas o mensalão do PSDB, depois anos se arrastando no STF foi remetido para julgamento em Minas Gerais, tendo direito a todas instâncias julgadoras, você achou justa essa recente decisão do STF?
  19. Nos chamados escândalos da Petrobras, você acredita que eles existem mesmo ou serão apenas criações fantasiosas do PSDB e do PSB para desgastar a imagem da presidente Dilma?
  20. Você considera a Rede Globo, a revista Veja e os grandes jornais paulistas e cariocas, meios de comunicação independentes ou todos eles não passam de braços midiáticos  dos partidos de oposição que só tem um objetivo - tirar o PT, Dilma e Lula do Palácio do Planalto?
  21. Você não acha estranho que o Jornal Nacional prefere sempre destacar qualquer acusação que venha a atingir algum político do PT do que dar atenção à corrupção, cada vez mais cheia de provas, contra os governos do PSDB em São Paulo?
  22. Você votaria em um candidato a presidente, ou a governador ou a prefeito que tivesse seu nome regulamente associado ao consumo de drogas ilícitas?
  23. Quem você acredita que fez mais pelo Brasil: Fernando Henrique ou Lula?
  24. Você acredita que a oposição torce pelo insucesso, pelo fracasso da Copa do Mundo, da Petrobras, e pelo retorno da inflação ao Brasil, apenas para ter um discurso em que possa culpar Lula e Dilma pela nossa ruína?
  25. Você acredita que o tucano Eduardo Azeredo, peça-chave do mensalão tucano será algum dia condenado na justiça mineira por suas associações e movimentação de dinheiro com o doleiro Marcos Valério?
  26. Os governos de São Paulo, de 1990 a 2014 nunca deixaram instalar uma única CPI para investigar desvios e corrupção em obras públicas do Estado, você concorda com esse jeito de agir?
  27. Aliado a velhos coronéis da política regional como Heráclito Fortes (PI) e Jorge Bornhausen (SC), você acha que isso condiz com a nova política defendida por Eduardo Campos para o Brasil?
  28. Você considera a grande imprensa brasileira exemplo de isenção e de apartidarismo e por isso deve continuar como está ou deveria existir leis para dar um basta em seus excessos e em sua mania de querer ser, sem ter conseguido um voto sequer, a principal força de oposição do governo Dilma Rousseff?
  29. A Justiça de Minas Gerais, nos últimos 12 anos, não deixou prosperar uma única ação judicial contra o ex-governador mineiro Aécio Neves e também a imprensa mineira nunca se esforçou em trazer dados desses processos ao conhecimento público, o que você acha disso?
  30. O tucano Aécio Neves tem dito em círculos empresariais e com pouca repercussão na grande imprensa que não terá medo de tomar medidas impopulares se for eleito presidente. Que medidas você acredita que seriam essas?
  31. Posando de pai do Plano Real desde 1994, FHC dá uma rasteira em Itamar Franco, o verdadeiro pai do Real e aquele que nomeou FHC para ser seu ministro da Fazenda quando foi delineado o Plano Real, você acha certo o que FHC e o PSDB fizeram com o Itamar?
  32. Quando Marina Silva faz um discurso, seja no rádio ou na televisão, ou mesmo  quando é entrevistada, você consegue captar, entender algo do que ela fala?
  33. Você sente saudades dos tempos do governo Fernando Henrique (1994-2002) ou tem mais saudades do governo Lula (2002-2010)?
  34. O que você acha da tradição de os tucanos e seus parceiros no Senado, de recorrer de imediato ao STF sempre que não conseguem aprovar algo naquela Casa?
  35. Você considera que o STF fez justiça no julgamento do mensalão ou tudo não passou de uma armação contra o PT, para desgastar sua imagem junto ao povo brasileiro?
  36. Para quem se diz socialista, ambientalista, preocupada com os mais pobres do país, o que você acha do  apoio total e sem reservas do Banco Itaú às campanhas de Marina Silva?
  37. Em 2001/2002 circulava em manchetes na grande imprensa que o governo FHC fazia planos para privatizar a Petrobras, tendo escolhido inclusive um novo nome para a estatal, a Petrobrax, você acha que isso seria muito bom para o país?
  38. Com o empenho dos tucanos para desgastar a Petrobras nas bolsas de valores e arrasar sua imagem junto à opinião pública, você acredita que essa estratégia faz parte de um plano maior para, caso voltem ao Palácio do Planalto, privatizar de imediato a Petrobras, a exemplo do que fizeram com a Vale do Rio Doce no governo FHC?
  39. Você acha certo e bom para o Brasil que a Copa do Mundo, um espetáculo que será visto em todo o planeta, por quase 2/3 da humanidade, precisa se tornar um fracasso, com arruaça e quebra-quebra nas ruas, violência policial, prédios públicos atacados com paus e pedras, bancas de jornais incendiadas, muita gente ferida e sangrando nas ruas e tudo isso apenas para que a Oposição possa ter um discurso que lhe facilite a volta à Presidência da República em outubro próximo?
  40. O Brasil retratado pela grande imprensa tem alguma relação com o Brasil real, esse que criou 260.000 novos empregos com carteira assinada apenas no mês de fevereiro de 2014, esse que controla a inflação, esse que faz com que milhares de jovens pobres tenham livre acesso a cursos superiores nas universidades?

Agora, com tudo isso em sua cabeça e mexendo com seu coração, aguçando sua memória, responda sem pestanejar: Em quem você pretende votar para presidente da República em 2014:  - Dilma Rousseff (PT)? - Aécio Neves (PSDB)? - Eduardo Campos (PSB)?

Agora, caro leitor, cara leitora, você consideraria isenta pesquisa que contivesse ao menos 5 dessas perguntas?

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email