CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Sete anos sem Eduardo Galeano

"A lista de desastres que acontecem neste pobre Brasil destroçado e que Galeano escapou de ver alivia um pouco a dor da sua ausência", escreve Eric Nepomuceno

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o Jornalistas pela Democracia 

Em 2015, o 13 de abril foi uma segunda-feira. E naquele dia o incansável viajante Eduardo Galeano fez sua única viagem sem volta. Foi-se embora derrotado por um câncer.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até hoje carrego um vazio imenso na alma. Durante muitos meses depois da morte de Galeano me flagrei telefonando para ele. Queria ouvir sua opinião sobre coisas que aconteciam, queria contar novidades de amigos brasileiros que dividíamos, queria contar de viagens. Depois me conformei com a certeza da sua partida e deixei de telefonar.

Muita, muita coisa aconteceu de 2015 para cá. E aqui no Brasil, todas foram para piorar um cenário que naquele ano já era tenso e turbulento.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Galeano não viu a vitória do direitista Mauricio Macri na eleição presidencial de 2015, não acompanhou o horror que foi seu governo de roubalheiras sem fim. Também não viu a vitória do advogado Luis Lacalle Pou no seu Uruguai, em 2020, devolvendo a presidência à direita que parecia neutralizada.

Não viu a grande vitória do jovem Gabriel Boric no Chile neste 2022, revivendo o sonho de Salvador Allende, que Galeano conheceu bem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também não viu o golpe institucional contra Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir o Brasil, que para ele era uma espécie de segunda pátria. Nem a chegada do usurpador cleptômano Michel Temer. Nem um juizeco manipulador mandar Lula para a cadeia, abrindo caminho para a chegada de uma aberração boçal e desequilibrada chamada Jair Messias e sua quadrilha à presidência.

Devo admitir que a lista de desastres que aconteceram e acontecem neste pobre Brasil destroçado e que Galeano escapou de ver alivia um pouco a dor da sua ausência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um pouco. Hoje à noite brindarei por ele e pela memória que guardo dele. O irmão mais velho que a vida me deu.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO