CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Sinais e estocadas

O Datafolha e o Ibope mostram que Bolsonaro chegou ao seu limite e caiu significativamente o número de indecisos. Com a derrocada de Marina Silva, é o crescimento da esquerda que é notório. O capitão perde de todos no segundo turno e, com a confirmação de Haddad, a dúvida é se o extrema direita consegue passar do primeiro turno

Sinais e estocadas (Foto: Esq.: Marcelo Camargo - ABR / Dir.: Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Datafolha e o Ibope mostram que Bolsonaro chegou ao seu limite e caiu significativamente o número de indecisos. Com a derrocada de Marina Silva, é o crescimento da esquerda que é notório. O capitão perde de todos no segundo turno e, com a confirmação de Haddad, a dúvida é se o extrema direita consegue passar do primeiro turno. Ainda parece plausível a disputa PT x PSDB, apesar do quase sumiço de Alckmin.

É interessante a coincidência numérica das intenções de voto agora com os três primeiros colocados de 1989. O Datafolha a alguns dias da eleição daquele ano dava Collor, Lula e Brizola com os porcentuais quase idênticos aos que têm agora Bolsonaro, Haddad e Ciro, de partidos e intenções semelhantes. Repetição dialética da história, mas torcendo por um desfecho não trágico como aquele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Creio que não são tão conspiratórias assim as teses que estão preocupando Fernanda Torres, que escreveu um artigo sobre o assunto intitulado “Vermelhos” na Ilustrada (14/9). A proliferação de notícias de ódio nas redes sociais é mais rápida que as de conteúdos agradáveis, comprovam estudos que analisam as fakenews a e pós-verdade, e nisso se baseou a investida russa em outros países, Estados Unidos incluídos, tema da colunista. Paradoxalmente, no Brasil é o contrário, e as forças marrons fazem de tudo para voltar ao poder, incluindo agora o descumprimento da Constituição, para modificá-la sem Constituinte. Tristes tópicos, parodiando o filósofo.

O atentado a Bolsonaro não tira o caráter retrógrado ou diminui o discurso de ódio do candidato do PSL. A Santa Casa de Juiz de Fora ainda explicará por que foi permitido o uso de celular no centro cirúrgico e o profissional de saúde estar sem luvas. De qualquer forma, o candidato conseguiu romper o escasso tempo no horário eleitoral com a exposição onipresente na mídia. Isso no dia em que pesquisas de opinião já mostravam que ele perderia no segundo turno para todos os oponentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

FHC já errou tanto em suas avaliações políticas, ao prever a derrocada do PT e a perda da influência de Lula, que soa irônica sua entrevista no início de setembro. O PSDB disputará os eleitores de Bolsonaro para ir ao segundo turno junto com o PT, essa é a leitura do momento. A plataforma retrógrada do capitão não é distante da dos tucanos e o diferencial será a maior influência da TV ou da internet para a definição do voto. A direita sabe que não poderá ir às urnas de forma desunida, pois o PT tem fôlego para chegar ao segundo turno, mesmo com Lula preso e alijado do processo eleitoral. Porém, há relutâncias de parte a parte: uns que não conseguem ver o Picolé de Chuchu como expressivo para angariar votos além de São Paulo e outros que entendem o capitão do mato como extremista e contrário a princípios envernizados de democracia.

O PT é o preferido por 29% dos eleitores, superando os demais 34 partidos somados, segundo Ibope de final de agosto. O PSDB chega a no máximo 5%. Ou seja, o protagonismo petista é também refletido na preferência, ao contrário de todos os demais. Sinal claro de onde está a solução para as mazelas que o país vive.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO