CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
João Carlos Gonçalves avatar

João Carlos Gonçalves

João Carlos Gonçalves, o Juruna, é metalúrgico e secretário geral da Força Sindical

18 artigos

blog

Sobre a terceirização e a correlação de forças

Poderíamos estar no enfrentamento com a polícia e dizendo não ao PL 4330, mas preferimos fazer o que é mais difícil e produtivo: buscar todos os meios possíveis para melhorar o PL 4330

Poderíamos estar no enfrentamento com a polícia e dizendo não ao PL 4330, mas preferimos fazer o que é mais difícil e produtivo: buscar todos os meios possíveis para melhorar o PL 4330 (Foto: João Carlos Gonçalves)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A terceirização não é fato que está sendo criado. Ela é regulamentada apenas por uma súmula (a 331 do TST). Não existe legislação especifica e esta situação atinge mais de doze milhões de trabalhadores brasileiros.

Depois de dez anos engavetada este tema foi finalmente votado no Congresso Nacional e o fato desencadeou um grande debate na sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A bancada dos trabalhadores está longe de ser maioria no Congresso. A maioria dos deputados é representante dos empresários e ruralistas. Em um cenário como este, no que se refere à elaboração de Leis, nós, trabalhadores, ficamos com pouca margem de ação.

O que fazer? Jogo de cena? Bater ou apanhar da polícia? Partir para o enfrentamento mesmo sabendo que no fim o resultado já pré-acordado entre o campo maioritário será aprovado do mesmo jeito?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse ritual pode até ficar bonito na capa do jornal, mas só isso não leva a nenhum resultado prático. Não melhora em nada a vida do trabalhador.

A Força Sindical, a UGT, a Nova Central, e a CSB já realizaram inúmeras manifestações sobre esse tema. Inclusive em unidade de ação com outras centrais sindicais brasileiras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas neste momento do jogo a atitude mais realista, e que melhor assegurará os direitos dos trabalhadores, é buscar melhorar o Projeto de Lei (PL) 4330 e regulamentar a vida de 12 milhões de Trabalhadores. Por isso as centrais sindicais estipularam três emendas que foram apresentadas pelo deputado Paulinho do Solidariedade e incorporadas no projeto a ser votado.

Repito: poderíamos estar no enfrentamento com a polícia e dizendo não ao PL 4330 e sairíamos bem na foto como "combativos", mas preferimos fazer o que é mais difícil e, ao mesmo tempo, mais produtivo: buscar todos os meios possíveis para melhorar o PL 4330.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO