CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valter Pomar avatar

Valter Pomar

Historiador e integrante da Direção Nacional do PT

190 artigos

blog

Sobre o tweet de Haddad para Bolsonaro

O tweet de Fernando Haddad cumprimentando Jair Bolsonaro pela vitória abriu uma crise no PT nesta segunda feira; é o que escreve o professor Valter Pomar, dirigente nacional do partido; ele informa que houve uma decisão coletiva para que Haddad não cumpimentasse Bolsonaro e, na manhã desta segunda, com o tweet, Haddad rompeu o consenso partidário: " neste caso, Haddad não me representa", escreve Pomar

Sobre o tweet de Haddad para Bolsonaro
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No discurso feito na noite de 28 de outubro, o companheiro Fernando Haddad não cumprimentou o presidente eleito.

Até onde sei, não se tratou de esquecimento, mas de uma decisão coletiva e consensual.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na manhã de 29 de outubro, o companheiro Fernando Haddad divulgou o seguinte “tuíte”:

“Presidente Jair Bolsonaro. Desejo-lhe sucesso. Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós. Boa sorte!”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais do que a “virada” de posição, a banalidade do texto tuitado contrasta tanto com a tragédia histórica, que pensei tratar-se de mais uma fake news, talvez obra de um hacker.

Mas não é fake news.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não faço ideia dos motivos e argumentos que levaram meu candidato a cometer este gesto.

Apenas quero dizer que, neste caso, Haddad não me representa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O nominado no tuíte é agora presidente eleito, gostemos ou não.

E ao decidir participar da eleição, mesmo intuindo que ela podia estar sistemicamente fraudada, somos agora levados a ter que reconhecer o resultado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas isso não nos obriga a cumprir certos rituais e protocolos, pois o outro lado descumpriu todos os rituais e protocolos.

Além disso, o “sucesso” e a “boa sorte” de Bolsonaro não serão o “melhor” para a maioria trabalhadora deste país. Nem mesmo para os populares que nele votaram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por tudo isto, confesso meu absoluto espanto ao ler o seguinte trecho do tuíte: “Escrevo esta mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós”.

Milhões de pessoas “anônimas” e milhares de pessoas “famosas” correram e seguem correndo riscos. Alguns perderam a vida. Outros, inclusive meu candidato à presidência, foram ameaçados com “apodrecer na cadeia”. E o programa neofascista e ultraliberal do vencedor não tem como estimular “o melhor de todos nós”.

Sendo assim, a única mensagem que na minha opinião, como eleitor de Haddad, penso que poderia ser enviada ao eleito seria algo mais ou menos assim: “Cumpra a Constituição. Detenha a violência de seus partidários. Da nossa parte, faremos oposição, como nos faculta a lei, nossa consciência e nossos princípios. Ao povo brasileiro desejamos boa sorte e muita luta!”

Por fim: cada um sabe quanto pesa seu coração.

Claro que está “pesado” o coração de quem pensa nos que foram, estão ou podem ser vítimas de violência.

Claro que está “pesado” o coração de quem nunca usou o termo “fascista” e “ditadura” em vão.

Mas, ao mesmo tempo, sempre esteve leve o coração de quem travou o bom combate, do lado certo, pela causa justa, ao lado de tanta gente que tem um coração vermelho que bate do lado esquerdo do peito.

Nada disto mudou, de ontem para hoje. Nem mudará, a não ser com muita luta. Até porque, em se tratando de Bolsonaro, gentileza não gera gentileza.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO