CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

“Sobrevivi ao príncipe encantado”

"O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves e comitês organizados pelo Partido Socialista da América, em 1909, em Nova York "

Dilma Rousseff (PT) (Foto: Rocberto Stuckert/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A violência contra a mulher é caracterizada por qualquer ato de violência baseado em gênero, que tem como consequência algum tipo de dano ou sofrimento, incluindo ameaças, coerção ou privação da liberdade.

Conversando com Odete, professora e micro empreendedora, ela contou que aos vinte e três anos se casou e, o que imaginava ser o paraíso, se transformou em calvário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Logo na lua de mel surgiram os primeiros sinais do que seria rotina e sofrimento. Seu marido a proibiu de usar batom, “é coisa de vagabunda”, as roupas que ela usava eram inadequadas, pintar a unha de vermelho não é “coisa de mulher de verdade’.

Assim como Odete, muitas mulheres sofrem agressão moral, sexual e física. Ela contou que acabou se acostumando com os maus tratos, chegou a implorar que o marido a humilhasse apenas em casa e nunca na frente dos outros. Odete conseguiu sair do relacionamento e diz que sobreviveu ao príncipe encantado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A lei do feminicídio visa a coibir o homicídio de mulheres em determinadas circunstâncias muito comuns no Brasil. Os homens que cometem violência contra mulheres são considerados ‘cidadãos comuns’, trabalham, com vida social normal, são primários e têm bons antecedentes, segundo investigadores e psicólogos.

Com a ascensão de um presidente notoriamente misógino, os agressores ganharam um aliado. Bolsonaro tem um carretel de agressões contra as mulheres. “Não te estupro porque você não merece”, disse à deputada Maria do Rosário; “Entre um homem e uma mulher, o que o empresário pensa? ‘Poxa, essa mulher está com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade...”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro não perde a oportunidade de minimizar o assassinato de Marielle Franco, ataca jornalistas mulheres com frequência, como fez com Patrícia Campos Mello da FSP, com insinuação sexual ele disse que Patrícia queria ‘dar o furo de qualquer jeito”, referindo-se à matéria da jornalista sobre fake news nas eleições passadas.

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves e comitês organizados pelo Partido Socialista da América, em 1909, em Nova York.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu queria falar só de flores, mas a conversa com Odete me levou ao universo de Rosa Luxemburgo, Olga Benário, Ana Neri, Joana D’Arc, Maria Madalena, Maria da Penha, Marielle Franco, Benedita da Silva, Jandira Feghali e Dilma Rousseff.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO