CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lúcia Helena Issa avatar

Lúcia Helena Issa

Jornalista, escritora e ativista pela paz. Foi colaboradora da Folha de S.Paulo em Roma. Autora do livro "Quando amanhece na Sicília". Pós- graduada em Linguagem, Simbologia e Semiótica pela Universidade de Roma e embaixadora da Paz por uma organização internacional. Atualmente, vive entre o Rio de Janeiro e o Oriente Médio.

60 artigos

blog

Solidariedade às mulheres palestinas e à palestina-brasileira Nádia Hussein

Em Salvador, nesta terça-feira, uma vereadora evangélica parabenizou o embaixador de Israel no Brasil e vinculou a presença da advogada, mulher e ativista palestina Nádia Hussein ao " terrorismo palestino".

Solidariedade às mulheres palestinas e à palestina-brasileira Nádia Hussein (Foto: AHMED ZAKOT)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A tarde cai no Rio de Janeiro, um temporal anuncia a chegada definitiva do outono enquanto arrumo as malas para uma pequena viagem, mas sinto-me imensamente triste pelo episódio ocorrido ontem na Câmara Municipal de Salvador, Bahia.

No exato momento em que o Exército de Israel volta a atacar crianças e mulheres palestinas em Gaza, em que a ONU alerta o mundo para o colapso humanitário e social em Gaza depois de mais de 10 anos de um bloqueio israelense considerado imoral por mais de 100 países do mundo (um bloqueio por terra, céu e mar, que impede que cheguem a Gaza produtos alimentícios, hospitalares, anestesias, material de higiene, enfim, itens essenciais para a sobrevivência humana), a vereadora evangélica Lorena Brandão (PSC), da Bahia, decide homenagear o Estado de Israel e manda retirar da Casa do Povo, com extrema violência policial, uma advogada palestina que pedira a palavra para explicar o que acontece na Palestina nesse momento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Gaza, o bombardeio de Israel na última semana já deixou 27 mortos, incluindo três mulheres – uma delas grávida – e dois bebês. O ataque, que deixou 130 feridos e um centro cultural e uma biblioteca com diversos documentos históricos e vários edifícios destruídos, foi condenado pela comunidade internacional.

Não caberiam homenagens do Brasil no momento a um Estado condenado pela ONU pelo assassinato de bebês palestinos, pela morte de milhares de jovens nos últimos anos, pela morte de mulheres grávidas e por inúmeras violações dos Direitos Humanos dos palestinos que ali vivem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas em Salvador, nesta terça-feira, uma vereadora evangélica parabenizou o embaixador de Israel no Brasil e vinculou a presença da advogada, mulher e ativista palestina Nádia Hussein ao "terrorismo palestino".

A advogada Nádia Hussein estava completamente desarmada, usando a echarpe simbólica de solidariedade à Palestina, apenas pedindo a palavra e recebendo o apoio de outros vereadores da Casa, como Marcos Mendes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A única violência testemunhada por todos os presentes foi a violência utilizada pela vereadora e pelos seguranças acionados por ela naquele momento.

A vereadora cometeu claramente os crimes de xenofobia e intolerância religiosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A que ponto de barbárie e desrespeito pela voz do outro nós chegamos?

É estarrecedor constatar a brutalidade das cenas gravadas pelas pessoas presentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em que nós estamos nos transformando como nação?

Meu Deus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Expresso aqui, como cristã e jornalista, minha imensa solidariedade a todas as mulheres palestinas e à advogada palestina Nádia Hussein.

Perdoe-nos, Nádia, pelo país intolerante em que nós nos transformamos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO