CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Supremo abre novo horizonte para o país

"A decisão abre as cortinas de um horizonte -- político, econômico, social -- que parecia fechado. Não temos mais certeza de que o futuro do Brasil pertence a direita e a extrema direita, certo?", questiona o jornalista Paulo Moreira Leite sobre a decisão do STF que derrubou a prisão após condenação em segunda instância

(Foto: STF | Felipe Gonçalves/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, para o Jornalistas pela Democracia

O mesmo STF que retirou Lula da campanha presidencial reafirmou seu direito a viver em liberdade, abrindo uma nova etapa em nossa vida política, escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão do STF, ontem, ao reafirmar o princípio da presunção da inocência, representa a primeira derrota importante da Lava Jato desde que os brasileiros ouviram falar  de um certo juiz Sérgio Moro, juiz de Curitiba, em 2014. 

Tão apertada quanto a votação que retirou Lula da campanha presidencial, em 2018, a votação de ontem ilustra o ponto básico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao devolver  Lula para a vida política do país, o STF desnuda a natureza precária da vitória eleitoral de Bolsonaro e tudo o mais que veio a seguir, deixando clara a fragilidade do processo de destruição nacional iniciado a partir de janeiro de 2019.

Exibindo coragem para enfrentar as mesmas pressões espúrias que não soube responder no ano passado, nossa mais alta corte de Justiça devolveu aos brasileiros e brasileiras a oportunidade de repensar o país em que têm vontade de viver. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão abre as cortinas de um horizonte -- político, econômico, social -- que parecia fechado. Não temos mais certeza de que o futuro do Brasil pertence a direita e a extrema direita, certo?

O voto de Celso de Mello mostrou que a presunção da inocência é o horizonte necessário dos povos que venceram grandes ditaduras -- como a Italia de Mussolini, Portugal de Salazar, o Brasil que derrotou os militares. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não por acaso, essa garantia foi incluída na Constituição de 1988, aquela que representou o enterro da ditadura e, ontem, deu uma lição de cidadania e coragem no queixo de seus herdeiros e aproveitadores. Não há muito a fazer, além de comemorar. 

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO