Suspensão do monopólio de patentes: salvar vidas o mais rápido possível

Nosso projeto e a posição dos EUA que suspende o monopólio de quem tem a patente durante a pandemia vai permitir que outras empresas possam produzir a mesma vacina, aumentando a produção, diminuindo o preço e evitando que um país possa comprar todo estoque mundial



Por Alexandre Padilha

Já são cerca de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil. A cada dia sem vacinação ampla e irrestrita da população, vidas e sonhos são perdidos e famílias destruídas. Mais de 80% das vacinas aplicadas no mundo estão concentradas em 10 países e mais de 64% estão em apenas três: EUA, China e Índia. 

A vacina não pode ser transformada em disputa pela vida, é fundamental que o Brasil resgate o protagonismo que tinha na produção e desenvolvimento de tecnologias e insumos para o SUS e um dos principais produtores de vacina do planeta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abandonamos nosso histórico posicionamento junto a outros países emergentes em lutar contra o monopólio de algumas empresas em produtos essenciais na garantia da vida e nos posicionamos contra a suspensão do monopólio de patentes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dependência internacional do Brasil é uma submissão a uma agenda desconexa e sem compromisso público, isso fica evidente quando olhamos que a OMS, em parceria com outras organizações, criou a COVAX Facility que tem como objetivo assegurar a oferta equânime de vacinas entre os países. Mas, o Brasil ao utilizar deste instrumento, preferiu aplicar a estratégia terraplanista e fez adesão após pressão do Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ausência de vacinas no Brasil tem como fator principal a baixa capacidade do governo federal em priorizar a importância da vacinação. Somos hoje coadjuvantes e altamente dependentes de insumos externos.

Em 2020, protocolei na Câmara dos Deputados o PL 1.462/20 que trata da licença compulsória para casos de emergência nacional decorrentes de declaração de emergência de saúde pública nacional ou internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nosso projeto e a posição dos EUA que suspende o monopólio de quem tem a patente durante a pandemia vai permitir que outras empresas possam produzir a mesma vacina, aumentando a produção, diminuindo o preço e evitando que um país possa comprar todo estoque mundial.

Precisamos vacinar todos e já, sem perder mais tempo. É hora de permitir que nosso povo possa voltar a dormir tranquilo e voltar a sonhar.

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email