CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Maciel avatar

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

528 artigos

blog

Tem gente que acha que a Terra é plana

"A ditadura militar foi um fato inegável. Foi o período da política brasileira em que militares tomaram o país; foi uma época que ficou marcada na história do Brasil através de vários Atos Institucionais"

(Foto: 1992 ACCUSOFT INC, ALL RIGHTS RE)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tem gente que acha que a terra é plana. 

Mas essa é uma concepção arcaica, culturas antigas concordavam sobre a chamada cosmografia plana da Terra, a ideia de uma Terra esférica apareceu com Pitágoras. Atualmente essa teoria pseudocientífica da Terra plana foi adotada por grupos e indivíduos que usam as mídias sociais para difundir essa bobagem. E realizaram uma convenção onde afirmou-se no material de divulgação que apresentariam evidências da “nossa existência em um mundo plano e estacionário”, chega a ser constrangedor, pois ninguém deu bola, afinal o modelo de Terra plana é totalmente rejeitado pela comunidade científica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parece impossível, mas há gente mais esquisita ainda.

Há quem afirme em público que não houve ditadura militar no Brasil, trata-se de ignorância ou de revisionismo grosseiro que merece rejeição incontinenti.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não podemos perder de vista que o revisionismo é o censurável ato de reanalisar um fato, gerando modificações na interpretação original. Aliás, o revisionismo histórico em muitas nações é considerado uma prática ilegal e pseudocientífica, pois é comumente utilizado para reescrever a História e esconder atos e fatos que geram constrangimento aos seus autores ou responsáveis.

Essa onda revisionista nos remete ao livro “1984” de George Orwell.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No citado livro o protagonista Winston Smith, é membro do Partido Externo e trabalha para o Ministério da Verdade. Esse ministério da verdade era responsável pela propaganda e pelo revisionismo histórico. O trabalho de Winston Smith era reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do partido. O tal Ministério da verdade também destrói ativamente todos os documentos que não foram editados ou revisados, desta forma, não existirá nenhuma prova de que o governo esteja mentindo.

Vivemos isso no Brasil desde a ascensão do neofascismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem, dizer que não houve ditadura no Brasil - usando como argumento um rosário de afirmações ilógicas, escoradas em memórias construídas a partir do convicções e certezas despidas de senso crítico - flerta com o mau-caratismo ou com a ignorância. Torna-se ainda mais grave nesses tempos de pós-verdade.

Sem senso crítico, perde-se a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente um fato, apenas através do senso crítico o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ditadura militar foi um fato inegável. Foi o período da política brasileira em que militares tomaram o país; foi uma época que ficou marcada na história do Brasil através de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.

Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país, uma besteira típica daquele período da Guerra Fria e que custou a vida, a liberdade de muitos, além do sepultamento da democracia. A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura.

Provavelmente os terraplanistas e aqueles que afirmam que não houve ditadura militar no Brasil são da mesma turma, a eles recomendo estudo e honestidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO