CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Bruno avatar

Ricardo Bruno

Jornalista político, apresentador do programa Jogo do Poder (Rio) e ex-secretário de comunicação do Estado do Rio

144 artigos

blog

Temer foi um desastre, mas sua prisão é uma aberração

Jornalista Ricardo Bruno destaca que Michel Temer é alvo de "acusações cabeludas", mas "não está preso cumprindo condenação por nenhum destes casos". "A justificativa do juiz Marcelo Bretas para decretar a prisão preventiva é pífia, não esclarecendo com fatos, em nenhum parágrafo das 46 páginas, as razões objetivas", diz ele

Temer foi um desastre, mas sua prisão é uma aberração (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O governo do ex-presidente Michel Temer foi um desastre para o Brasil. Fez crescer o desemprego, implantou um criminoso limite para o gasto público, congelando por 20 anos os investimentos em saúde e educação. Para chegar ao poder, não teve pudores, participando da conspirata que resultou no impeachment de Dilma. Dito isto, se faz necessário também dizer: a prisão de Michel Temer é ilegal. Mais uma aberração da Lava Jato.

A justificativa do juiz Marcelo Bretas para decretar a prisão preventiva é pífia, não esclarecendo com fatos, em nenhum parágrafo das 46 páginas, as razões objetivas. Pela Constituição a prisão preventiva se aplica pela ameaça à ordem pública ou econômica ou à correta instrução penal. O único fato citado por Bretas refere-se a uma busca e apreensão na Argeplan em 2017, quando teriam sido verificados indícios de destruição de provas. Hoje, o que teria ocorrido para arrazoar a prisão preventiva? Nada é de demonstrado. O juiz cita então a posição social do acusado para tentar robustecer sua argumentação. Ao fazê-lo, Bretas deixa de lado as regras do processo penal para se imiscuir no proselitismo político.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Considero que a gravidade da prática criminosa de pessoas com alto padrão social, mormente políticos nos mais altos cargos da República, que tentam burlar os trâmites legais, não poderá jamais ser tratada com o mesmo rigor dirigido à prática criminosa comum", afirma para em seguida determinar a prisão.

Temer responde a nove inquéritos, ainda não é réu em nenhum deles. São acusações cabeludas. Mas ele não está preso cumprindo condenação por nenhum destes casos. Sua prisão é preventiva, tem características próprias que devem ser preenchidas de modo claro e insofismável. Sem interpretações demasiadamente elásticas tampouco moldadas para satisfazer o desejo pessoal de quem pretende fazer Justiça sem base legal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO