CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Umberto Martins avatar

Umberto Martins

jornalista e escritor

48 artigos

blog

Temer na cadeia: o golpe devora seus protagonistas políticos

Lula é um preso político condenado sem provas pela suposta posse de um apartamento que nunca esteve em seu nome e que foi vendido pelo juiz Sergio Moro a um empresário amigo; definitivamente este não é o caso do golpista Temer, mas o principal crime do líder emedebista foi a obra de restauração neoliberal que iniciou e vem sendo tocada pelo sucessor

Temer na cadeia: o golpe devora seus protagonistas políticos (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Michel Temer se entregou na tarde desta quinta-feira (9) à Polícia Federal em São Paulo. Ele voltou à cadeia por determinação da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que revogou um habeas corpus emitido recentemente a seu favor. Temer já é réu em seis processos e terá de responder por grossa corrupção.


A ironia da história é que ele foi alçado à Presidência da República em 2016 por meio de um golpe de Estado cujos protagonistas políticos pegaram carona numa hipócrita campanha moralista contra a corrupção, cujo alvo principal era o PT, o governo Dilma e o ex-presidente Lula. Conforme observou o ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, o golpe está devorando seus principais atores políticos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cleptocracia

Dilma é uma mulher honesta. Contra ela não pesa sequer suspeita ou denúncia de corrupção, não responde na Justiça por "malfeito" (como dizia). Foi afastada injustamente, num impeachment sem crime de responsabilidade (portanto, inconstitucional) e o seu lugar no Palácio do Planalto foi usurpado por uma figura sinistra que o empresário Joesley Batista classificou como "chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil". Os golpistas instalaram uma autêntica plutocracia em Brasília.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Na Presidência Temer cumpriu rigorosamente as tarefas que lhe foram atribuídas pelas classes dominantes que estiveram por trás do golpe, o que inclui os grandes capitalistas estrangeiros cujos interesses são defendidos por governos como o dos EUA. O golpe impôs ao povo trabalhador uma reforma trabalhista que subtraiu direitos e precarizou ainda mais as relações de produção; terceirização irrestrita; um "novo regime fiscal" que degrada os serviços públicos e condena a economia nacional à estagnação; a entrega do pré sal e a retomada do desastrado programa de privatização, inaugurando uma página triste da nossa história que se torna ainda mais trágica com Jair Bolsonaro.


O placar no TRF-2 ficou em 2 a 1. O voto de desempate veio do desembargador Paulo Espírito Santo, que defendeu a retomada da prisão de Temer e Lima. "Eu não tenho a menor dúvida que ele foi a base comportamental a partir de um determinado tempo para toda essa corrupção praticada, alegada corrupção, porque ele não é réu ainda, o ex-presidente", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Promotores do Ministério Público Federal afirmaram que o grupo chefiado por Temer chegou a manter atividades de contrainteligência sobre investigações feitas pela Polícia Federal. No inquérito, o MPF mencionou a possibilidade de destruição de provas e argumentou que a prisão domiciliar seria insuficiente para impedir crimes.


É preciso ressalvar que os apologistas da Lava Jato usam a prisão do Temer para respaldar a narrativa de que a operação é imparcial e apolítica. Procuram colocar um sinal de igualdade entre a prisão de Lula e do golpista. Mas há diferenças substanciais e estas não residem apenas em um ser o ex-presidente mais popular da história brasileira enquanto o outro sagrou-se campeão absoluto da impopularidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Lula é um preso político condenado sem provas pela suposta posse de um apartamento que nunca esteve em seu nome e que foi vendido pelo juiz Sergio Moro a um empresário amigo. Definitivamente este não é o caso do golpista Temer, mas o principal crime do líder emedebista foi a obra de restauração neoliberal que iniciou e vem sendo tocada pelo sucessor. Esta está subtraindo bilhões de dólares em riquezas brasileiras, entregando-as ao exterior, e condenando dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras à miséria, ao desemprego e à exploração sem freios.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO