CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Temer nas cordas: ou derruba preços ou derruba Parente

Os caminhoneiros "querem o fim da insana política de preços praticada pela Petrobrás desde que Pedro Parente assumiu a presidência, com aumentos praticamente diários, que transformaram o Brasil no país da segunda gasolina mais cara do mundo, apesar de ser um dos 20 maiores produtores", diz o colunista Alex Solnik; "Os caminhoneiros colocaram Temer nas cordas. Ou ele derruba os preços dos combustíveis ou derruba Parente"

Os caminhoneiros "querem o fim da insana política de preços praticada pela Petrobrás desde que Pedro Parente assumiu a presidência, com aumentos praticamente diários, que transformaram o Brasil no país da segunda gasolina mais cara do mundo, apesar de ser um dos 20 maiores produtores", diz o colunista Alex Solnik; "Os caminhoneiros colocaram Temer nas cordas. Ou ele derruba os preços dos combustíveis ou derruba Parente" (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O líder dos caminhoneiros, José da Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) deu um ultimatum a Temer. Ele disse à rádio CBN, agora há pouco, que a paralisação dos caminhoneiros somente será suspensa se o Senado aprovar, ainda nesta quinta-feira, até às 14h, o projeto que elimina a cobrança de PIS/Cofins sobre o diesel até o fim do ano:

"Se na reunião de hoje, às 14h, o ministro Padilha e os ministros participantes anunciarem 'está aqui, o presidente assinou', aí o movimento é suspenso. Não é só do óleo diesel que tem que tirar PIS/Cofins. Tem que tirar dos combustíveis. É o que nós esperamos hoje".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A declaração traz um certo alívio e afasta momentaneamente nuvens negras que se formam no horizonte sempre que a expressão "greve de caminhoneiros" vem à tona.

Imediatamente nos lembramos do que ocorreu no Chile em setembro de 1973, quando uma greve de caminhoneiros abriu caminho ao infame movimento militar que derrubou o presidente socialista eleito Salvador Allende e instalou uma sangrenta ditadura, com execuções sumárias no Estádio Nacional de Santiago.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, como bem lembrou Ricardo Noblat, hoje, em seu blog, Temer não corre risco de virar Allende por dois motivos: não foi eleito, nem é de esquerda.

Os caminhoneiros não querem derrubar Temer, estão alinhados ideologicamente a ele, o que eles querem é derrubar os preços dos combustíveis. Querem o fim da insana política de preços praticada pela Petrobrás desde que Pedro Parente assumiu a presidência, com aumentos praticamente diários, que transformaram o Brasil no país da segunda gasolina mais cara do mundo, apesar de ser um dos 20 maiores produtores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, nada impede que um movimento dessas proporções e que ameaça de fato, junto com ele, paralisar o país possa transbordar para uma greve política, no embalo do embate ideológico acirrado que se verifica no Brasil.

Para responder ao ultimatum, Temer pode fazer duas coisas: ou parte para o enfrentamento, mandando desbloquear as estradas à força, o que poderia provocar consequências imprevisíveis e mais desgaste ou cede aos caminhoneiros e derruba os preços dos combustíveis além da proposta de ontem de Parente de cortar 10% do óleo diesel por 15 dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os caminhoneiros colocaram Temer nas cordas. Ou ele derruba os preços dos combustíveis ou derruba Parente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO