CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leonardo Attuch avatar

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch é jornalista e editor-responsável pelo 247.

416 artigos

blog

Temer, toma que o filho é teu

Se nem o vice-presidente da República, Michel Temer, que é também presidente nacional do PMDB, for capaz de pacificar seu partido, ninguém mais será

Se nem o vice-presidente da República, Michel Temer, que é também presidente nacional do PMDB, for capaz de pacificar seu partido, ninguém mais será (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A sabedoria popular ensina que tudo aquilo que não tem remédio… remediado está. Traduzindo para a política brasileira: se nem o vice-presidente da República, Michel Temer, que é também presidente nacional do PMDB, for capaz de pacificar seu partido, ninguém mais será. 

Portanto, ou Temer se mostra capaz de conter a rebelião permanente do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados, e do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso, ou será mais prático chegar à conclusão de que a aliança PT-PMDB ruiu de vez e que os peemebistas deveriam logo entregar todos os seus ministérios e espaços na máquina pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As primeiras reações a esse movimento radical do governo Dilma foram positivas. No mercado financeiro, o dólar caiu com força, num indício de que os investidores enxergam uma administração fortalecida para aprovar o ajuste fiscal. No Congresso, a CPI sobre o BNDES, que estava pronta para ser instalada, evaporou depois que seis senadores retiraram suas assinaturas.

O ponto mais importante, no entanto, foi a declaração do senador Renan, que elogiou a escolha de Temer e apontou uma "virada" no governo Dilma. Com isso, Cunha foi isolado – o que não significa que deixará de ser atendido por Temer. O vice já anunciou a ida de Henrique Alves, um dos principais aliados do presidente da Câmara, para o governo. Em breve, irá pilotar também a distribuição dos cargos do segundo escalão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde o governo Sarney, o PMDB não tinha tanto poder como agora. Além de um vice-presidente "com caneta", o partido comanda as duas casas legislativas. Os peemedebistas também já anunciaram que, em 2018, farão um voo solo, com candidatura própria à presidência da República. Ou se mostram responsáveis diante da crise atual, o que Temer já demonstrou, ao abrir o diálogo pela reforma política, ou perderão a oportunidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO