CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Miguel Paiva avatar

Miguel Paiva

Miguel Paiva é chargista e jornalista, criador de vários personagens e hoje faz parte do coletivo Jornalistas Pela Democracia

1951 artigos

blog

Um Caruso que parte

No programa Roda Viva ficou muitos anos desenhando os entrevistados numa visão crítica do que era dito no programa, o que acrescentava sempre um ponto revelador

Cartunista Paulo Caruso (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Miguel Paiva

Paulo era o lado pianista e mais quadrinista da dupla genial com o irmão Chico, também músico, mais cantor, e caricaturista maravilhoso. Paulo era um desenhista ímpar que contou com suas páginas de humor, sob forma de quadrinhos, a história do Brasil dos últimos anos. Cruzamos nossos caminhos várias vezes Entrei no lugar dele na revista IstoÉ, ele deixando de fazer o Avenida Brasil e eu começando a série Happy Days. Ou foi ao contrário? Eu saia e ele entrava. Não importa. O que interessa é que usamos a mesma página numa época em que o humor gráfico era valorizado e ocupava páginas de jornais e revistas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Publiquei o Paulo quando editava uma página de humor no Estadão e nos encontrávamos sempre no salão de Piracicaba. Foi lá, acho que no ano em que fui presidente, que criamos a Muda Brasil Tancredo Jazz Band. Todos os cartunistas participaram de uma maneira muito mais justa que a minha que não toco nada. Tinha o Paulo, Chico, Aroeira, Veríssimo , Reinaldo e muitos outros. Eu batia uns atabaques que justificava minha participação. Mas a banda foi longe. Paulo, Chico e Aroeira, por exemplo levaram a música de humor aos palcos por muitos anos. Eu virei público, o que me parecia mais justo.

 Paulo e Chico vestiram todos os figurinos possíveis para ilustrar seus shows. Eram muito engraçados e os dois continuavam cantando e desenhando muito. Numa outra ocasião Paulo reproduziu acho que do tamanho natural, o famoso mural que Ziraldo pintou no canecão nos anos 60. Paulo conseguiu fotos e o salão de Piracicaba reproduziu num galpão a obra escondida pelas paredes da casa de shows que nunca mais foi vista. Paulo tinha isso. Além de desenhar gostava de enaltecer e divulgar o desenho de humor. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No programa Roda Viva da TV Cultura ficou muitos anos desenhando os entrevistados numa visão crítica do que era dito no programa, o que acrescentava sempre um ponto revelador. Era parte fundamental do programa. Até pouco tempo, já doente, estava lá na batalha.

Paulo era a ponte entre o humor de uma geração mais velha e a nova que anda publicando mais nas redes. Como eu, Paulo era um profissional de imprensa, do jornal impresso, do cheirinho de papel ainda quente saindo das máquinas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vai-se o Paulo que deixa, além de um irmão faltando um pedaço, todo um grupo de cartunistas, chargistas, quadrinistas órfãos e inconsoláveis. Paulo era aquela figura que deveria existir para sempre. De uma certa forma isso vai acontecer com sua arte e sua figura.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO