CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jacy Afonso avatar

Jacy Afonso

Presidente do PT-DF

62 artigos

blog

Um Conselho para o Brasil

O Conselho seria uma arena política onde ideias potencialmente antagônicas e conflituosas seriam a matéria prima de um diálogo que buscasse convergência para a ação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A luta contra a ditadura e pela redemocratização do país fortaleceu a sociedade organizada no campo democrático e popular e exigiu um novo tipo de democracia, a que combina a democracia representativa com o diálogo permanente e profícuo e constrói entre Estado e Sociedade o amálgama das transformações sociais requeridas em cada momento histórico.

Um dos principais líderes no processo que restaurou o Estado de Direito no País, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando assumiu a Presidência da República, em 2003, iniciou um processo de ampliação dos espaços de participação social no Governo e, no âmbito dessa política, criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Conselho seria uma arena política onde ideias potencialmente antagônicas e conflituosas seriam a matéria prima de um diálogo que buscasse convergência para a ação e que apresentasse ao Executivo caminhos para a superação de uma realidade onde as fragilidades sociais perpassavam governos e gerações de brasileiros, sem solução.

O CDES consolidou-se como experiência exitosa, para a qual contribuíram vários fatores, dentre eles o histórico de inovações que o Partido dos Trabalhadores (PT) havia desenvolvido na esfera municipal antes de seu primeiro mandato presidencial. As experiências de participação popular como o orçamento participativo, a miríade de conselhos, fóruns, conferências e congressos que caracterizavam a forma de governar do PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao tempo em que se consolidava institucionalmente, o Conselho foi chamado a tratar de temas difíceis como a reforma tributária, a reforma política e o aperfeiçoamento das condições de Trabalho no setor sucroalcooleiro, a crise internacional que eclodiu em 2008 e o desenvolvimento sustentável. As posições do CDES sobre essas matérias são, até hoje, paradigmáticas e representam contribuições que foram e são importantes subsídios para a ação governamental.

O CDES se afirmou também pela capacidade de articular documentos densos e complexos que apontaram princípios, valores e diretrizes que deveriam orientar o processo de concertação nacional; de pactuar agendas com o objetivo de articular o curto, o médio e o longo prazo de um projeto nacional de desenvolvimento com equidade, combinando os objetivos de crescimento econômico com a simultânea redução das desigualdades sociais e regionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao final do primeiro mandato da Presidenta Dilma Rousseff, os mecanismos de participação social construídos ou fortalecidos ao longo dos últimos doze anos foram consolidados no decreto presidencial que instituiu o Compromisso Nacional com a Participação Social, indicando a intenção da Presidenta de dar um caráter de política pública permanente para esse processo participativo.

Essa iniciativa vem ao encontro de dois fatos relevantes, as manifestações de junho e a participação de milhões de pessoas no plebiscito popular da Constituinte. Essa mobilização pela Reforma Política representou a maior articulação e unidade dos movimentos social e sindical desde a campanha pelas Direitas Já.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse novo contexto, compreendemos que o CDES tem um papel singular que resulta da sua capacidade de construir proposições que contemplem a multiplicidades de atores políticos e sociais como os que estavam presentes nessas manifestações. Esse é o principal aprendizado desse fórum e indica que a reprodução dessa experiência em larga escala pode contribuir para superar a cultura elitista e autoritária que ainda persiste na sociedade brasileira, como observamos nessas eleições.

O sucesso do próximo Governo está vinculado à sua capacidade de compreender a realidade contemporânea, de propor inovações políticas que construam a relação Estado-sociedade apropriada a lidar com novos problemas e oportunidades no atual patamar de desenvolvimento nacional e para conduzir soluções ancoradas nos princípios de equidade e de justiça social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando pensamos a questão do desenvolvimento do Brasil no âmbito do CDES, impossível não recordamos as palavras de Celso Furtado em memorável reflexão neste Conselho: "o desenvolvimento é uma construção da sociedade, mas é preciso que ela tenha vontade de fazê-lo [...] A coisa mais importante para o governo de um país são os homens que você vai governar, é a massa da população [...] Portanto, é preciso colocar o social à frente de tudo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO