CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Maister F. da Silva avatar

Maister F. da Silva

Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores

35 artigos

blog

Um continente encarcerado

Temos um continente encarcerado, com uma agenda sócio econômica regressiva à década de 1990, neoliberal, cerceado pelo poder onipresente do sistema judiciário e o aparato estatal ocupado por fantoches

Temos um continente encarcerado, com uma agenda sócio econômica regressiva à década de 1990, neoliberal, cerceado pelo poder onipresente do sistema judiciário e o aparato estatal ocupado por fantoches (Foto: Maister F. da Silva)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Como que no capítulo mais sombrio da série Stars Wars "O império Contra-ataca, depois de gozar de quase 50 anos de poderio quase absoluto sobre o continente latino americano os EUA acabam tendo que enfrentar o crescimento de uma base de resistência, antagônica aos seus interesses. Por persistência e capacidade de resiliência a esquerda latino-americana a partir de 1998 com Hugo Chávez Frias na Venezuela, logrou intentar uma avalanche de derrotas eleitorais aos aliados históricos do vizinho do norte.

Era como se o império tivesse cochilado por um instante e começássemos a escrever um novo capítulo da história dos povos de nossa américa. Ocorre que o império não cochila, menos ainda quando ameaçam seus dividendos. Enquanto dançávamos e brindávamos a cada nova vitória eleitoral em um país vizinho ou uma política pública que amenizasse a vida de uma família pobre, quando vibramos com a auditoria da dívida pública equatoriana chefiada pelo Ex-presidente Rafael Corrêa, quando Lula exportava para os países irmãos as empresas brasileiras e gerava renda e emprego, quando o Brasil era aplaudido em todos os continentes por estar acabando com fome em seu território, enquanto tudo isso acontecia o império tramava, sorrateiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma década e meia, um curto período para grandes mudanças no tempo histórico dentro dos marcos estabelecidos pelo sistema capitalista, os ricos seguiram ganhando muito, os pobres tendo melhoria de vida, capacidade de consumo e quase ou nenhuma formação política que os preparasse para o que estava por vir. Década e meia, tempo necessário para o departamento de estado norte-americano formar um time de elite do sistema judiciário latino-americano capaz de trabalhar em consonância com os parlamentos comprados pelo sistema financeiro e a grande mídia conservadora, e pôr em ação o plano de retomada do aparato estatal, tendo a Colômbia como fiel aliada durante o período de maturação da artimanha golpista.

Fernando Lugo foi a cobaia, ali experimentaram a fórmula e.... bingo, mais fácil que roubar bala de criança. O que sucede-se é um filme de terror que todos assistimos diariamente, impeachament, prisão de ex-presidentes, vice-presidente, renúncias, até chegar à cereja do bolo, Luis Inácio Lula da Silva, que o império sabe não é só mais um Da Silva encarcerado, é a maior liderança viva da América Latina, o único capaz de ameaçar seu plano a médio e longo prazo, o único capaz de dar o mínimo de unidade à esquerda brasileira e latino-americana, não à toa é o único que resiste amparado às massas de trabalhadores e trabalhadoras a essa cruzada de desligitimação do legado da esquerda. Tê-lo novamente chefiando o maior país da América Latina, seria a mais grave ameaça que o império poderia encontrar em seu caminho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje temos um continente encarcerado, com uma agenda sócio econômica regressiva à década de 1990, neoliberal, cerceado pelo poder onipresente do sistema judiciário e o aparato estatal ocupado por fantoches, legislando em nome de interesses escusos ao povo.

Ah, mas e a Odebrecht?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Odebrecht é só uma empresinha tupiniquim, que quando o império se movimentou a colocou de joelhos, talvez se levante e caminhe abraçada ao imperialismo, é tão corrupta, quanto capitalista, tão capitalista, quanto corrupta.

Ah, mas ainda temos a Venezuela e a Bolívia resistindo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, é verdade. Mas sem o Brasil, sem Lula caminhando o continente perde liderança.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO