CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

580 artigos

blog

Um enigma chamado povo brasileiro

Só uma sociedade muito doente pode trocar um homem público da envergadura de Fernando Haddad por um almofadinha metido a besta como Dória, cuja trajetória e convicções lembram o personagem Justo Veríssimo, do genial Chico Anísio

São Paulo - Entrevista coletiva do prefeito eleito da capital paulista, João Dória (Rovena Rosa/Agência Brasil) (Foto: Bepe Damasco)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Atônito com a desgraça que se abate sobre o Brasil, tenho perdido o sono buscando explicações para a passividade com que a imensa maioria do povo brasileiro vem assistindo a retirada de seus direitos; bem como vira a banda do golpe passar sem esboçar reação.

Mais grave, em uma espécie de sadomasoquismo coletivo, votou nas eleições municipais em quem lhe rouba a saúde, a educação, entrega as riquezas do petróleo, vai impedi-lo de se aposentar, mira no seu 13º, nas suas férias e quer que ele trabalhe 60 horas semanais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sabemos que o obra mais sofisticada do capitalismo é a quantidade de pobres de direita que consegue produzir. Mas no Brasil, a julgar pelos resultados do último dia 2, impressiona o número de pessoas que foi às urnas votar nos seus algozes e punir os que lutam por seus direitos.

Abro parênteses : só uma sociedade muito doente pode trocar um homem público da envergadura de Fernando Haddad por um almofadinha metido a besta como Dória, cuja trajetória e convicções lembram o personagem Justo Veríssimo, do genial Chico Anísio. Imaginar que a pobreza paulistana votou em peso em Dória provoca engulhos estomacais. Fecho parênteses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é preciso ser especialista em psicologia de massas para enxergar com nitidez um fator que contribuiu fortemente para o quadro atual de atrofia cívica e de afirmação de valores antissociais, antidemocráticos e totalitários : o bombardeio diário incessante dos meios de comunicação, criminalizando o PT e a esquerda e desmoralizando preceitos democráticos e republicanos fundamentais inscritos na Constituição cidadã de 1988.

Assim, bem-estar social se transforma em gasto público desnecessário. Causas e projetos coletivos viram coisa de esquerdista. O que vale é a meritocracia. Vencer na vida passa a ser um desafio individual. Pouco importa se, na largada, um parta da miséria de uma palafita e outro da Vieira Souto, no Rio, ou dos Jardins, em São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O desencanto com os erros do PT pode ajudar também a entender o fenômeno, mas só em parte. O rolo compressor golpista e autoritário, liderado pelo monopólio da mídia e integrado por instituições apodrecidas do Estado, tais como Judiciário (incluindo STF), Ministério Público, Policial Federal, Congresso Nacional e Tribunal de Contas da União, logrou colar na testa do PT o emblema da corrupção. isso é fato.

Mas é um exagero apontar o voto contra a corrupção como a causa principal do desastre eleitoral petista. O desencanto generalizado com a política e os políticos parece ter sido a força propulsora dessa eleição. Haja vista o recorde de votos brancos, nulos e abstenções. Vejo como frágil a análise segundo a qual o pleito se assemelhou a uma jornada cívica contra a corrupção. Fosse assim, partidos campeões em corrupção, como PSDB e PMDB, não emergiriam como os grandes vitoriosos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dia desses conversava com um grupo de pessoas próximas. Entre nós, ainda bem, sobravam dúvidas e faltavam certezas sobre como entender o momento atual. Mas não custa avançar na reflexão. É possível que a apatia popular atual só vá passar quando os pobres começarem a sentir na pele os efeitos do assalto a seus direitos. Afinal, como diz o meu amigo Val Carvalho, uma das melhores cabeças políticas que conheci na vida, só gado aceita ir para o matadouro sem reação O problema, lembra esse bravo sergipano, é que não dá para determinar quando isso irá ocorrer.

Para embaralhar ainda mais as cartas desse jogo, todas as pesquisas mostram uma forte rejeição a Temer. Vá entender : rejeitam o golpista, mas votam em peso nos partidos que o apoiam. Esses levantamentos mostram ainda que os brasileiros e brasileiras reprovam todas as medidas do governo usurpador. Reprovam, mas não se mexem. É duro !

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO