CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Flaitt avatar

Ricardo Flaitt

Jornalista

40 artigos

blog

Um grito de liberdade

O filme mostra a hedionda história de segregação na África do Sul, onde o império britânico dominou os territórios dos nativos e relegou o povo de origem a viver em assentamentos, tornando-os estrangeiros dentro do seu próprio país

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A força bruta escreve a história com as pontas das espadas e a armas de fogo. Além do poderio bélico, os conceitos criados, implantados e difundidos pelos dominantes na sociedade ocupada também exercem relevantes funções dentro do processo de dominação, com objetivo de aniquilar moralmente os adversários, inferiorizando-os e tornando-os incapazes de enxergar sua própria força.

O filme "Um Grito de Liberdade", do premiado diretor Richard Attenborough (Ghandi/1982) mostra a hedionda história de segregação na África do Sul, onde o império britânico dominou os territórios dos nativos e relegou o povo de origem a viver em assentamentos, tornando-os estrangeiros dentro do seu próprio país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Expropriados de suas terras, reprimidos, vivendo à margem e proibidos de realizarem qualquer manifestação contrária ao sistema, os sul-africanos foram submetidos à brutal discriminação racial, denominada apartheid, determinando que brancos e negros não poderiam conviver nos mesmos espaços sociais.

O conflito racial na África do Sul foi revelado e discutido pelo diretor Attenborough a partir da relação que se estabeleceu entre Donald Woods (Kevin Kline), branco, editor-chefe no jornal liberal sul-africano Daily Dispatch e Steve Biko (Denzel Washington), negro, militante, articulado, que lutava contra o apartheid.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro diálogo entre Woods e Biko parecia caminhar para o estranhamento, porém, naquele momento, nascia uma grande amizade, quebrando as barreiras de cores, raças e crenças, fortalecendo os laços humanos. Confira, abaixo, um trecho:

Biko | Acho apenas que um liberal branco, que usufrui de todas as vantagens de seu mundo branco, com emprego, moradia, educação e Mercedes, talvez não seja a pessoa ideal para dizer aos negros como reagirem ao apartheid.
Woods | Me pergunto, que tipo de liberal você seria, Sr. Biko, caso fosse aquele com emprego, casa, moradia e Mercedes e os brancos vivessem em assentamentos.
Biko | É uma ideia interessante... Que bom que veio, Sr. Woods. Há tempo que queria conhecê-lo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Woods não compactuava com o apartheid, no entanto, também não concordava quanto à posição dos militantes negros, que pregavam ódio à raça branca. A fúria, em sentido contrário, igualava negativamente o horror criado pelo ser humano. Com a evolução das conversas, Biko e Woods, em consenso, direcionaram os pensamentos de que era preciso, além do fim da segregação, estabelecer uma convivência pacífica entre brancos e negros.

Woods e Biko transitaram entre os seus mundos, tão distantes sob um contexto político inventado e imposto por uma minoria branca com interesses econômicos, mas ao mesmo tempo, tão iguais como seres humanos. Essa confluência de visões fez com que Woods, indignado com tanta barbárie, relatasse os atos do governo em um livro, que precisava ultrapassar as fronteiras para ser impresso (uma vez que sob o apartheid seria censurado) e suas palavras chegassem às autoridades mundiais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na dialética humana, a convivência entre Woods e Biko ampliou para ambos os lados a percepção sobre o contexto social e político da África do Sul. A luta não se limitava mais à disputa entre brancos e negros e passou a ser por questões universais de igualdade e direitos humanos.

O apartheid foi uma segregação explícita, polarizada entre brancos e negros, no entanto, ele ainda existe de forma velada, com milhões de pessoas no mundo à margem de uma vida digna.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

FICHA TÉCNICA
País de origem: Reino Unido
Ano: 1987
Direção: Richard Attenborough
Produção: Richard Attenborough
Roteiro: baseado nos livros "Biko" e "Asking for trouble", de Donald Woods
Fotografia: Ronnie Taylor
Música: George Fenton e Jonas Gwangwa
Elenco: Kevin Kline, Penelope Wilton, Denzel Washington

Curiosidades:
- Segundo o diretor, Richard Attenborough, alguns dos integrantes do elenco são exilados da África do Sul.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- Este filme pertence a uma coletânea de imagens filmadas por um grupo de jornalistas que cobriu a guerra da África do Sul, nos anos 1980.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO