CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

695 artigos

blog

Um show exclusivo de Elis

Hoje é dia de lembrar Elis. De apelido, “Pimentinha”. Porque era talentosa, porque era uma mulher que marcou o seu tempo – apesar da negação dos jovens, que não viram suas apresentações feitas com o estômago, com o coração", escreve Denise Assis, do Jornalistas pela Democracia

Trinta anos sem Elis Regina (Foto: Divulgação )
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o Jornalistas pela Democracia

Hoje é dia de lembrar Elis. De apelido, “Pimentinha”. Porque era talentosa, porque era uma mulher que marcou o seu tempo – apesar da negação dos jovens, que não viram suas apresentações feitas com o estômago, com o coração –, e porque era uma explosão de emoções. E aí, claro, sobrava para todos os campos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fui testemunha de uma delas, quando nos idos de 1977 ou 1978, não me lembro exatamente, quando ela e Ronaldo Bôscoli, embolados naquele momento em que o fim do casamento mistura a vontade de querer e a raiva de querer, começaram a disputar a guarda do filho. Ou melhor, reescrevendo: Bôscoli, para fustigá-la, escreveu uma carta em que mencionava o direito de ter o filho com ele, e a publicou na “Revista Amiga”.

A “Revista Amiga” era a “Caras” da época, com muito mais tempero, pois se ocupava, na linguagem nada polida do meu editor, com “quem está comendo quem”, costumava esbravejar pela redação da Bloch Editora, quando algum repórter, querendo dar ao próprio trabalho um ar um pouco mais “intelectual”, sugeria: ‘que tal fazermos uma matéria sobre os rumos da MPB?’. E ele, desbocado, devolvia: ‘sabe pra onde está indo a MPB? Pra a casa do c…”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, comecei no jornalismo nesse ambiente, o que me forjou para encarar qualquer pauleira, daí por diante. Aprendi todos os palavrões que sei, graças ao vasto repertório do editor da Revista Amiga.

Naquele dia, fui escalada para ir até a casa de Elis, em São Conrado, no Rio, ver se ela queria responder à carta de Bôscoli. (Claro, para o editor convinha fomentar a polêmica para aumentar a tiragem da revista). O casarão ficava no alto, com vista deslumbrante para o mar. No portão, na Avenida Niemeyer, havia um interfone. Apertei e foi ela, a própria, quem atendeu. Eu me apresentei e quando mencionei o assunto que pretendia abordar, não esperei muito. Logo vi um pé de sapato ser arremessado contra o portão gradeado. Depois veio um ursinho de pelúcia, depois o outro pé do sapato, depois uma jarra, depois um prato… E tudo isto seguido daqueles palavrões todos que eu havia aprendido na redação da revista, onde ela parecia ter feito um “intensivão”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem o menor sinal de receptividade, convidei o fotógrafo João Silva para retornarmos “à base”, como era o jargão usado por nós, jornalistas. Demos meia volta às gargalhadas com a situação. Acabávamos de ser brindados com um show exclusivo da “Pimentinha”. Hoje, agradeço. Eu conheci Elis.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO