CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Uma chance para Augusto Aras

"Aras tem o dever de zelar pela defesa da sociedade como um todo, e não de uma quadrilha qualquer", escreve Eric Nepomuceno, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o Jornalistas pela Democracia

No final tremendo de seu livro belíssimo (e o mais conhecido) Gabriel García Márquez conta a existência de uma sentença cruel, lembrando que “as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem: à exceção dessas estirpes, todos nós (ou quase todos) merecemos uma segunda oportunidade na vida. 

Alguns até são abençoados com mais chances. O excelentíssimo senhor doutor Augusto Aras, que ocupa o ostensivo cargo de Procurador-Geral da República, por exemplo, já teve três ou quatro desde que se aboletou na poltrona correspondente. E nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois agora ele tem mais uma chance de mostrar que finalmente entendeu que seu dever e sua missão é prestar lealdade e obediência radical e irrestrita à Constituição, e não a Jair Messias e sua cambada.

Tem também o dever de zelar pela defesa da sociedade como um todo, e não de uma quadrilha qualquer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta quarta-feira o doutor Aras recebeu um grupo de senadores que participaram da CPI do Genocídio, que entregaram a ele, devidamente encadernadas, as 1.279 páginas do relatório elaborado por Renan Calheiros, que contou com o apoio de um grupo de funcionários e consultores. O relatório foi aprovado por sete senadores, contra quatro bolsonaristas radicais que votaram a favor do genocídio.

É o resultado de seis meses de trabalho. Durante esse tempo, o país foi sacudido por revelações estarrecedoras de crimes cometidos por ministros, médicos, empresários, especuladores, corruptos, tudo debaixo das generosas asas de Jair Messias e a filharada. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O conteúdo do relatório é fulminante. Agora, caberá ao Procurador-Geral, contando com o apoio de seu grupo de assessoria direta, ou seja, procuradores escolhidos a dedo, decidir se acata ou não as denúncias feitas contra quem conta com foro privilegiado. E quem são eles?

Bem, para começar, o próprio Jair Messias, denunciado como responsável por ter cometido um robusto punhado de crimes. Além dele estão dois de seus filhotes, o senador Flávio e o deputado Eduardo. A lista se estende ainda para abrigar quatro ministros: Marcelo Queiroga, da Saúde, Onyx Lorenzoni (atualmente na Secretaria-Geral da Presidência; as acusações, porém, se referem a quando ele era ministro do Trabalho), Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, e o general empijamado Walter Braga Netto (atualmente na Defesa, mas os crimes teriam sido cometidos quando ele era da Casa Civil). Além deles, um grupelho de cinco deputados e senadores obedientes aos delírios de Jair Messias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com razão, e baseados em antecedentes, os senadores foram até o doutor Aras com os dois pés para trás.

Desta vez, porém, o que o Procurador-Geral divulgou surpreendeu: assegurou nas redes sociais (muito melhor que entrevistas coletivas, onde sempre surgem perguntas incômodas...) que as informações contidas no relatório trazem informações novas, e por isso mesmo permitirá que se avance nas investigações sobre condutas criminosas de gente com foro especial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, é esperar para ver quanto tempo esse avanço vai levar.

Alguns malvados já antecipavam que, ao constatar que suas chances de ser indicado para o Supremo Tribunal Federal eram escassíssimas ou nulas, Augusto Aras enfim aproveitaria uma nova oportunidade nesta terra.

Já não para alcançar o sonho frustrado, mas para mostrar que finalmente entendeu sua missão à frente da Procuradoria-Geral da República. 

E mostrar que sua decência não foi totalmente corroída. Vale, pois, repetir: agora, é esperar para ver.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO