CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Vacina contra malária reconhece cientistas perseguidos pela ditadura

"Início da vacinação nos países mais pobres do mundo utiliza dados produzidos pela geração de pesquisadores forçados a deixar o país pelo regime de 64", escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia.

Malária na África (Foto: Karel Prinsloo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A notícia de que a OMS iniciou uma campanha de vacinação contra a malária chama a atenção para uma doença conhecida desde a Roma Antiga e que até hoje desafia a medicina do mundo inteiro. 

Presente em 87 países, inclusive no Brasil, onde, há dois anos, foram registrados 153 000 casos, 99% na região amazonica, a geografia da malária é uma parábola perfeita para descrever as relações entre os sistemas de saúde e o poder econômico. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2019 a  malária infectou 229 milhões de pessoas em todo planeta, produzindo 409 000  mortes. Nada menos que 99% das vítimas estão concentrados nas regiões mais pobres da África, principal foco da campanha anunciada pela OMS. 

A decisão de produzir a vacina contra a malária implica no reconhecimento do trabalho de dois cientistas forçados a deixar o Brasil em função da perseguição polítíca promovida pelo regime militar após o golpe de 64. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Filhos de imigrantes judeus que se mudaram para o Brasil para fugir do nazismo, Ruth Sontag Nussenzweig (1928-2018) e Arthur Nussenweig se conheceram na Faculdade da Medicina da Universidade de São Paulo, onde iniciaram uma carreira como pesquisadores, inicialmente em torno da doença de Chagas e, mais tarde, contra a malária. 

Em 1964, sob o ambiente de opressão ideologica e  perseguição política instalado pelo golpe militar, que promovia temporada de caça a cérebros independentes nos meios acadêmicos, os dois foram forçados a deixar o país. Cedo ou tarde, o mesmo processo atingiria centistas sociais como Florestan Fernandes, econmistas como Celso Furtado, educadores como Paulo Freire. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1970, após o AI-5, numa só penada a ditadura afastou 14% dos pesquisadores da Fiocruz, num episódio conhecido como "Massacre de Manguinhos", pelos prejuízos que a decisão casou à varios ramos da ciência brasileira.

Forçados pelo sufoco político, milhares de mestres foram forçados a mudar de país. Foi na  Universidade de Nova York que Ruth Nussenweig fez as descobertas científicas consideradas essenciais para a produção da vacina contra a malária que será usada pela OMS, constribuindo para o bem estar de milhões de seres humanos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E assim termina uma história que mostra uma lição do século XX muito útil para o século XXI. 

Em outubro de 2021, o país chora 600 000 mortos da Covid-19, tragédia agravada pelo obscurantismo de Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num Brasil sob governo de um presidente que prestigia  herdeiros políticos de Adolf Hitler --  que perseguiu os pais de Ruth e Arthur Nussenweig --  é fácil avaliar tudo o que o país perdeu com uma história de violência, injustiça e brutalidade.   

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO