CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Vacina é marco histórico, mas não é panaceia

"O governo João Doria deu uma lição – não só política, mas de gestão – ao governo federal, mas será que isso tornará Eduardo Pazuello mais eficiente? Com Jair Bolsonaro, cheio de ódio e obscurantismo, já não dá para contar mesmo. O Brasil vai se vacinar à revelia de seu presidente", escreve a jornalista Helena Chagas

Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, pra o Jornalistas pela Democracia - Foi emocionante ver a enfermeira paulista Mônica Calazans receber a primeira dose da vacina Coronavac em solo brasileiro. Um dia histórico. Mas é preciso encarar a realidade e entender que, no curto prazo, nada muda para a grande maioria da população, que não está entre os cerca de três milhões desse primeiro grupo (são seis milhões de doses, duas para cada um) que, com muita justiça, serão imunizados nos próximos dias no país.

      Não tem vacina para todo mundo, e é muito certo que os profissionais da saúde os idosos sejam os primeiros a receber. Mas nem esses grupos serão esgotados nessa primeira leva, e vamos continuar a acompanhar e somar doses, que aos poucos serão fabricadas ou chegar do exterior. O governo João Doria deu uma lição – não só política, mas de gestão – ao governo federal, mas será que isso tornará Eduardo Pazuello mais eficiente? Com Jair Bolsonaro, cheio de ódio e obscurantismo, já não dá para contar mesmo.  O Brasil vai se vacinar à revelia de seu presidente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

       Talvez o desafio maior das autoridades agora não seja bater bumbo politicamente sobre a chegada da vacina. Talvez nem mesmo fazer a ampla e necessária campanha de esclarecimento da população sobre ela – explicando que as duas doses são absolutamente necessárias, que não dá para tomar a primeira dose de uma e a segunda de outro tipo, quem é elegível para se imunizar, etc…

       A ação mais urgente do poder público continua sendo o dever de casa que a maioria dos governantes não está fazendo: tomar medidas enérgicas para manter o distanciamento social e controlar a propagação do vírus. Os números de mortes e infectados diários continua subindo assustadoramente, e não há vacina que salve os que vão morrer amanhã, daqui a quinze dias ou até daqui a um mês.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

       O oba-oba da vacina não pode substituir as medidas para conter a pandemia hoje, e nem escamotear situações como a de Manaus, onde vidas foram perdidas por falta do oxigênio que não foi providenciado pela incompetência dos governantes.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO