CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Francisca Pereira da Rocha Seixas avatar

Francisca Pereira da Rocha Seixas

Secretária de Assuntos Educacionais e Culturais da APEOESP e secretária de Saúde da CNTE

98 artigos

blog

Vamos vencer o coronavírus com sabedoria e respeito à vida humana

É necessário ficar em casa e quem quiser fazer o contrário deve ser punido com os rigores da lei, porque além de se contaminar pode transmitir para os outros. As palavras de ordem deste momento são solidariedade, generosidade e respeito

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Brasil se une para derrotar a forte ameaça à vida humana causada pela Covid-19. O novo coronavírus tem feito estragos enormes em países onde não se adotou as medidas necessárias para reduzir drasticamente a transmissão da doença.

A China venceu e é um exemplo a ser seguido na forma de combater a pandemia com valorização da vida. Outros países têm feito o mesmo. Populações de países, cujos governantes não adotam o isolamento social com medidas necessárias para ajudar os que necessitam de apoio neste momento, estão pagando com vidas, que poderiam ser preservadas não fosse o desafio desses governos à ciência e submissão à lógica do capital predador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Brasil, felizmente, o presidente Jair Bolsonaro está cada vez mais isolado por valorizar mais o dinheiro de alguns sobre a vida de muitos. O Congresso Nacional começa a agir e aprovar medidas de ajuda aos desempregados e trabalhadores precarizados. Os empresários devem fazer a sua parte mantendo os salários integrais para que seus funcionários possam ficar em casa sem desespero. Os que podem mais devem ajudar os que necessitam neste momento crucial para preservar vidas e em alguns meses o país retomar a economia, quiçá com um projeto de desenvolvimento soberano e com justiça social.

É necessário ficar em casa e quem quiser fazer o contrário deve ser punido com os rigores da lei, porque além de se contaminar pode transmitir para os outros. As palavras de ordem deste momento são solidariedade, generosidade e respeito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas é muito importante entender que ficar em quarentena não significa férias, por isso, não é justo que as empresas decretem férias coletivas ou dê férias individuais às trabalhadoras e trabalhadores. O Estado deve agir para que a subsistência de todo mundo seja garantida.

E para ficar em casa sem grandes transtornos psicológicos é necessário planejamento. Organizar a divisão das tarefas domésticas é uma das formas de ter ocupação para todas as pessoas. Os cuidados com a limpeza da casa, alimentação da família e cuidados com filhas e filhos não pode ficar apenas sob a responsabilidade das mulheres. Até mesmo os cuidados com os idosos, a parte mais fraca nesta pandemia, deve ter divisão de responsabilidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Então, homens, mão às obra para pôr a faxina de casa em dia. Também é importante ajudar os filhos nos estudos neste período sem aulas para não ficarem sem aprender coisas importantes para o futuro. Promover momentos de leitura em grupo pode ser uma boa alternativa e conversar muito em família também pode ser fundamental.

Por isso tudo, parar neste momento é essencial para evitar danos maiores. Nenhuma economia pode funcionar bem sem pessoas. As pessoas é que são importantes, essa é a principal lição deixada pelo coronavírus.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO