CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Venezuela: onde estão os tanques?

Com a pergunta acima, Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia, faz referência à nova tentativa de golpe contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro; "Nunca se viu golpe de Estado em terras latinoamericanas sem tanques na rua, e de fato eles não estão lá", afirma; "Setores ligados a Maduro dizem que o apoio a Guaidó está limitado à Força Aérea, englobando sobretudo militares de patentes mais baixas. Se isso for verdade, e essas forças fracassarem mais uma vez, espera-se uma reação dura de Maduro, com prisões e repressão"

Venezuela: onde estão os tanques?
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia

A ala ideológica do governo, da qual faz parte o chanceler Ernesto Araújo, amanheceu animada com a nova tentativa de derrubar Nícolas Maduro na Venezuela. Os militares, em contato com os de lá, botaram o pé no freio. A situação é nebulosa, e há receio quanto a uma possível reação de Maduro, pois tudo indica que ele ainda tem apoio de parte das Forças Armadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os militares brasileiros temem que seja deflagrado um processo de violência sem freios e, sobretudo, que esse clima sirva de pretexto a uma intervenção dos Estados Unidos na Venezuela. A ala militar do governo continua sem a menor vontade de participar de uma operação assim, sequer de emprestar o território brasileiro para movimentação dessas tropas, e receia uma forte pressão nesse sentido, inclusive dentro do governo.

É bom lembrar que o deputado Eduardo Bolsonaro está hoje, coincidentemente, passeando por Pacaraima. Os Estados Unidos estão, desde ontem, muito bem informados sobre o que iria acontecer, e já emitiram notas, declarações e sinais de que, se não estão no comando da movimentação, estão muito perto dele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com quem estão os tanques? – é a pergunta que não quer calar nesse momento. Nunca se viu golpe de Estado em terras latinoamericanas sem tanques na rua, e de fato eles não estão lá. Maduro tuitou há pouco dizendo que continua tendo apoio deles. Juan Guaidó diz ter o apoio dos militares, inclusive generais.

Setores ligados a Maduro dizem que o apoio a Guaidó está limitado à Força Aérea, englobando sobretudo militares de patentes mais baixas. Se isso for verdade, e essas forças fracassarem mais uma vez, espera-se uma reação dura de Maduro, com prisões e repressão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pouco se sabe da realidade, já que, assim como nas guerras, a verdade é a primeira vítima dos golpes cucarachas – sobretudo aqueles que têm torcida organizada no continente.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO