CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jeferson Miola avatar

Jeferson Miola

Articulista

1129 artigos

blog

Venezuela peita Bolsonaro e diz que não irá retirar diplomatas do Brasil

"O Governo da Venezuela denunciou à comunidade internacional a ilegalidade da pressão do governo brasileiro para forçar a saída do seu corpo diplomático e consular do Brasil", escreve o colunista Jeferson Miola

Fronteira, Maduro e Bolsonaro (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Governo da Venezuela denunciou à comunidade internacional a ilegalidade da pressão do governo brasileiro para forçar a saída do seu corpo diplomático e consular do Brasil.

A Venezuela desmente a alegação do Itamaraty de que o procedimento decorre de “supostas negociações prévias, que nunca foram celebradas”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No comunicado, o governo venezuelano também denuncia “as graves consequências que graças a atitudes negacionistas” do governo Bolsonaro “sofre o povo o brasileiro ao ver trasladado ao Brasil o epicentro da pandemia do COVID-19 na América Latina”.

A Venezuela não reconhece a decisão unilateral do governo Bolsonaro e ensina aos lunáticos do Itamaraty que desempenham a mundialmente chamada “diplomacia da vergonha”, que “o direito internacional é claro acerca dos mecanismos que dispõem os países para resolver suas diferenças em matéria de relações diplomáticas e consulares, sendo a Convenção de Viena a que determina os procedimentos para declarar a inadmissibilidade dos agentes diplomáticos e consulares, assim como o regime derivado da administração das sedes consulares a custódia dos bens y arquivos, nada do qual foi negociado em nenhum momento entre os governos de Brasil e Venezuela”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Amparado no direito internacional, o governo venezuelano comunica que “o pessoal diplomático e consular da Venezuela no Brasil não abandonará suas funções sob subterfúgios alheios ao direito internacional”.

No comunicado, o governo venezuelano denuncia, ainda, que o único propósito do governo do Brasil é “enganar a opinião pública do país para dissimular sua aberta subordinação ao governo estadunidense que hoje rege a outrora prestigiosa política exterior brasileira”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta decisão insana da “diplomacia da vergonha” do Itamaraty é uma afronta ao Artigo 4º da Constituição brasileira, que diz que o Brasil as relações internacionais do Brasil seguem os princípios da independência nacional, não-intervenção, solução pacífica dos conflitos e cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, dentre outros.

A Constituição diz, ainda, que o “Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Comunicado: Personal Diplomático en Brasil

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO