CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Oscar Capobianco avatar

Oscar Capobianco

Italiano, Secretário-Nacional da UILP (Unione Italiana Lavoratori Pensionati)

1 artigos

blog

Vento de direita pode se espalhar pelo Brasil em 28 de outubro

Um alerta para a Itália e para toda a Europa vem justamente das notícias vindas do Brasil. Toda uma imprensa internacional descobre com curiosidade a figura de um candidato da extrema-direita nas eleições presidenciais do Brasil

Vento de direita pode se espalhar pelo Brasil em 28 de outubro
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há cem anos, os fenômenos da direita diziam respeito a países individuais, estados individuais, enquanto as Democracias e as Monarquias observavam silenciosamente um mundo que emergia da Grande Guerra, empobrecido e próximo da grande recessão.

Nem mesmo um século depois, um novo vento de direita se espalhou por todo o planeta. Mas o conceito de "certo", atualmente, mudou. Por exemplo, na Itália, "certo" significa, neste caso, uma reação anti-imigrante, uma aversão a outros, xenofobia ou mesmo racismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas devemos dizer, mais corretamente, o egoísmo social, a impaciência geral, a desconfiança instintiva hostilidade preconcebida para com o povo de marginalizados, infeliz e sem esperança que a terra, impulsionado pela fome, da miséria, da necessidade, do medo da guerra e perseguições em seus países de origem. E assim, liquidando o fenômeno sob o rótulo de "certo", pensamos em isolá-lo e bani-lo fora do perímetro de nossa civilização.

No entanto, este fenômeno não diz respeito apenas à Velha Europa. Grandes estados estão experimentando esse fenômeno. É preciso se perguntar sobre uma crise histórica pela qual o mundo está passando. Crise econômica e social, acima de tudo. Mas também uma crise de princípios e valores, uma crise de cultura e identidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A globalização, facilitado pelo desenvolvimento de ligações de comunicação e transporte, tem reformulado os saldos consolidados do planeta, que uma vez foi dividida entre Oriente e Ocidente, mas hoje está dividida entre o Norte e o Sul, ou seja, entre países ricos e pobres.

Um alerta para a Itália e para toda a Europa vem justamente das notícias vindas do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Toda uma imprensa internacional descobre com curiosidade a figura de um candidato da extrema-direita nas eleições presidenciais do Brasil. Um homem que, em casa, sempre tinha mantido em torno de si uma aura de folclore e surrealismo por causa de seus lançamentos cinematográficos por propostas sua política linha retrógradas e misóginas, homofóbicas e racistas.

Nenhum brasileiro, até alguns anos atrás, teria a menor pensamento para a nomeação presidencial de um suplente que, na sua carreira parlamentar de trinta anos, fez tons extremas e desafio infinito da marca. Desde 1989, ele conseguiu empurrar com apenas duas contas que têm a sua assinatura, enquanto ele subiu para as manchetes por ter morte desejou a seu filho, se ele tivesse descoberto um homossexual; por ter condenado a ter uma consciência clara do escravo do país no passado causou, segundo ele, pelos chefes tribais africanos que entregaram as pessoas para os colonizadores portugueses, ou para incitar a multidão de seu discurso para levar eleitores tiro esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após o primeiro turno das eleições, Jair "Messias" Bolsonaro do que é talvez a mais extrema encarnação da ultradireita contemporânea, estava presente forte de 46% dos votos, com uma vantagem de quase 20 pontos percentuais sobre o candidato da esquerda Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, fundou e liderou Lula antes de seu recente e tendencioso encarceramento. O que em outras épocas e contextos teria parecido ficção científica, hoje se transformou em uma questão real, ligada à sobrevivência do Estado de Direito e dos valores antifascistas. E não é apenas sobre o gigante sul-americano, mas potencialmente em todo o mundo.

Então, depois de 30 anos, o Brasil, ao grito trio de "Deus, Pátria, Família", querida à tradição fascista que atende pelo italiano fascista para Tigres de Arkan, e sobre a qual Bolsonaro articula sua linha política corre o risco de ser entregue a uma nova ditadura. Triunfo devido a dois eventos:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O descontentamento, particularmente entre os eleitores de direita, alimentada pela crise econômica grave, que em menos de um ano e meio depois de sua posse, viu Dilma destituídos, comissionamento acusação por ter orçamentos públicos manipulados.

Mesmo assim, a empresa brasileira que parecia dividido: os quadrados foram preenchidas por diversas vezes pelos acusadores, em grande parte os eleitores de direita, brancos e ricos, e aqueles que em vez apoiou o presidente e denunciando o que era comumente referido um golpe parlamentar, principalmente trabalhadores e membros dos setores pobres.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No âmbito do mandato de Michel Temer, vice-presidente conservador conseguiu Dilma e autor de reformas fortemente antipopulares desastrosas, essa divisão não só tem crescido, com o resultado que defender as demandas dos trabalhadores ou mesmo vestir uma camisa vermelha era suficiente para ser marcado como petista, ou partidário do PT, o partido de Lula, e sofre ameaças ou até agressão.

E o Judiciário, como nos anos noventa na Itália, com "mãos limpas", com a investigação Lava-Jato, foi logo revelou um instrumento cujo principal objetivo era enfraquecer a liderança de esquerda ligada ao PT, com uma atitude surpreendentemente complacentes para com políticos de direita.

O juiz Sérgio Moro, símbolo-operação cara que nunca escondeu os seus laços com a liderança conservadora, embarcou em uma batalha pessoal real com o ex-presidente Lula. A controversa condenação por um crime menor, o de aceitar um suborno para comprar um apartamento, desde que o pretexto para prender Lula e pôr fim ao seu projeto de oferta. Uma decisão criticada por juristas internacionais de destaque, e até mesmo a ONU, com base na forma como o processo foi conduzido e fez a acusação, mas que foi o suficiente para eliminar aqueles politicamente acima de tudo era o sonho de um desenvolvimento democrático e progressivo e espalhar uma desilusão comum com partidos e instituições tradicionais.

Um contador de Bolsonaro, que assume o disfarce da adoração cega da família tradicional, em detrimento das diferenças, a exaltação da violência e das armas, a cruzada para o espectro do comunismo e o desrespeito pelos direitos humanos ganhou com dificuldade ao longo do século passado.

Todas as ideias que exasperam em níveis nunca antes experimentados. Atrás de cada argumento político de "Bolsomito", como é chamado por seus partidários, ele mostra a superfície, expressa sempre trazendo a religião e crítica ao PT, há uma proposta que consegue expor seguindo a linha tradicional de lógica e sem cair na óbvia redundância hiper-religiosa e anticomunista que a distingue.

Seu projeto político e econômico, apresentado através de slides em PowerPoint, claramente tem vocações fascistas: a defesa das grandes capitais e seus representantes.

O contraste com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que tem vindo a afirmar a implementação da reforma agrária e redistribuição de terras não cultivadas, atende as demandas dos proprietários de terras poderosos cujas mãos estão pingando com o sangue de centenas de sindicalistas e ativistas.

O projeto para abolir o 13º (imediatamente se retratou e agora desapareceu da agenda) seria um presente não muito nebuloso para os empregadores, com o objetivo último de enfraquecer a classe trabalhadora.

Outras reformas acessórias assumidas pelos especialistas econômicos do candidato, então, fornecer uma campanha de privatização das grandes empresas estatais, em particular a petrolífera Petrobrás, um corte substancial na despesa pública com a abolição dos ministérios inteiros e um imposto de taxa-do-chão apenas 2,81% em qualquer transferência bancária, receitas tão caras mesmo aqui na Itália.

Agora que mesmo no Brasil o fantasma das mentiras de extrema-direita em sua manifestação talvez mais brutais, e também poderia levar este país, durante anos um símbolo do liberalismo e do modelo para a esquerda, para a órbita da internacional "antiliberal'', a importância do segundo turno das eleições adquire um valor teve até agora.

Em 28 de outubro, o dia do segundo turno para Haddad será crucial para em torno dele os eleitores progressistas e liberais espalhadas entre os partidos menores, ao tentar recuperar votos entre os muitos Bolsonaros iludidos e, assim, conseguindo conquistar aqueles que veem nele a luz da mudança, em vez de reconhecer o abismo que traria o Brasil de volta às tristes lembranças da ditadura militar. O favorito, bem ciente de sua falta de preparação e a fraqueza de seu discurso, sempre demonstrou hostilidade em debates eleitorais, e recuando em uma campanha quase exclusivamente limitado à web.

Meus melhores desejos pessoais para os irmãos brasileiros e democraticamente de votar tendo sempre diante dos meus olhos a sua bandeira nacional "A Auriverde" e o lema "Ordem e Progresso", inspirado no lema do positivismo de Auguste Comte "Amor como princípio e Ordem como base, Progresso como meta " que nada tem a ver com o vento frio à direita.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO