CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Henrique Matthiesen avatar

Henrique Matthiesen

Bacharel em Direito

102 artigos

blog

Vivemos a distopia

Sem utopia a existência humana se apequena e se mediocriza tornando-se mera insignificância biológica

Thomas More (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sem utopia a existência humana se apequena e se mediocriza tornando-se mera insignificância biológica. Relativiza-se o sentido perdendo horizontes e perspectivas. 

Mais do que uma discussão filosófica é importante examinar algumas constatações, apontar saídas, fazer reexames.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O grande escritor e pensador Frei Betto alenta-nos sobre a urgência e a gravidade do resgate utópico. Darcy Ribeiro, genial ser humano que mesmo diante das graves enfermidades de um câncer, jamais abandonou suas utopias; além de Paulo Freire, outro sonhador. 

Contudo foi Thomas More por meio de seu livro Utopia, de 1516, e inspirado pelas escritas de A República, de Platão, criou a concepção de uma sociedade “perfeita” de uma alta-civilização e a expressão tornou-se sinônimo de uma sociedade ideal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contemporaneamente coexistimos com a distopia. Transformamos a essencialidade da existência em meros objetos de consumo: afetos são consumo; sonhos são consumo; projetos são consumo; construções são consumo.

Paralelamente a esta nova concepção distopica abandonamos o sentido da coletividade e personificamos a existência na presunção do culto ao eu. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A clássica expressão O sonho acabou torna-se a centralidade dos usos e costumes desta nova geração prática, despolitizada, desenraizada e desutopizada inversamente das gerações advindas que se caracterizaram pelos sonhos e que, hoje, não são mais balizadoras pois não conseguem nem convencer, nem mobilizar, nem sensibilizar e muito menos romper esta lógica.

Vivemos uma profunda mudança de era, de paradigmas e de conceituações onde não dimensionamos a profundez destas mutações que dão um novo contorno civilizacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo, verificamos que a distopia tem produzido abismos maiores de desigualdades, de irracionalidades, de desumanidades.

A doença do século XXI é a depressão e a perda paulatina da historicidade é a constatação inequívoca da desesperança e os sintomas mais agudos da distopia, seja política, cultural, social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É preciso subverter esta lógica dominante de objetivar tudo em produto, em consumo em mercado.

A existência humana não é um produto. É sua vivência e não se pode reassumir em consumo, em estatísticas mercadológicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O resgate da utopia é essencial para rehumanizarmos a sociedade sem clichês, sem palavras de ordem carregadas de vazios, sem projetos personalistas.

A idéia de Thomas More, ao criar sua ilha da utopia, é uma utopia sim, mas uma boa utopia, afinal a utopia nos auxilia a andar para frente, a enxergar e buscar novos horizontes.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO