CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

818 artigos

blog

Votar no Lula é votar no Brasil

"O voto no Lula não expressa apenas o voto na esquerda, o voto no PT. Representa o voto no Brasil, na medida em que representa exatamente o oposto do que o País se transformou com o governo golpista, que atua para reverter todas as conquistas realizadas sob a direção do Lula", diz o sociólogo Emir Sader; "O desmonte do Estado brasileiro é o oposto do fortalecimento do Estado democrático que o Lula colocou em prática"

Votar no Lula é votar no Brasil (Foto: RICARDO STUCKERT)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há pessoas cuja biografia é um relato da sua trajetória individual. Há outras – muito poucas – cuja vida, por estar situada no olho do furacão de uma época e de um País – que se identifica com a própria nação onde ele vive.

É o caso do Lula, começando por ter nascido e crescido como uma expressão profundamente significativa de uma época histórica do Brasil. Nascido no Nordeste, a região mais pobre e relegada do País, emigrou para São Paulo, a região mais rica, para ser mão de obra da expansão econômica do capitalismo brasileiro. Desde criança seu destino esteve ligado ao destino do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conseguiu ser torneiro mecânico, profissão indispensável para o boom econômica da indústria automobilística brasileira, motor do ciclo expansivo da economia do País durante décadas e que, ao mesmo tempo, definia a ambição de consumo de amplas camadas da classe media em plena expansão.

Lula teve imbricada sua vida também com a ditadura militar. De operário a líder sindical, dali a dirigente político, até se tornar o principal líder político da esquerda brasileira, a dirigindo a construção do mais importante partido da esquerda brasileira, a candidato três vezes à presidência do Brasil, até chegar a ser o melhor presidente que o País já teve e o personagem mais importante da sua história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, preso por processo arbitrário, Lula continua a expressar o drama que o Brasil vive da forma mais profunda. Sem liberdade, resultado do golpe que interrompeu o processo democrático brasileiro, que tinha permitido o Lula de se eleger e reeleger presidente, de eleger e reeleger sua sucessora na presidência do Brasil. Vítima do golpe, porque representa quem pode comandar a reversão dos enormes retrocessos de que o Brasil passou a ser vítima.

E favorito para ser eleito, uma vez mais, presidente do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O voto no Lula não expressa apenas o voto na esquerda, o voto no PT. Representa o voto no Brasil, na medida em que representa exatamente o oposto do que o País se transformou com o governo golpista, que atua para reverter todas as conquistas realizadas sob a direção do Lula.

O ódio ao Brasil desse governo e das forcas de extrema direita que ajudaram à sua instalação, é o contraponto do amor ao Brasil do Lula. O desmonte do Estado brasileiro é o oposto do fortalecimento do Estado democrático que o Lula colocou em prática.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vingança contra os direitos da grande maioria da população, pelo cortes drásticos e congelamento das políticas sociais é radicalmente o contrario do Lula fez e prega. A exclusão social que o Brasil vive agora é o contraponto do maior processo de inclusão social que o País tinha vivido com o Lula.

O desprestígio externo atua do Brasil é a imagem radicalmente oposta que o pais tinha adquirido com o Lula. A vergonha de ser brasileiro com o País do jeito que está é o contraponto do orgulho de ser brasileiro da época do Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O favoritismo do Lula, mesmo preso, é o oposto da falta de apoio de todos os candidatos que representam o governo golpista. O Lula é o Brasil, o País que foi o mais desigual do mundo, o que mudou tanto que nos fez orgulhosos de ser brasileiros, o Brasil que sofre com o pior governo da sua história, o que detesta o povo, o pais, o Lula é a esperança de voltarmos a sorrir, de voltarmos a ser felizes.

Por isso votar no Lula é o dever de todo brasileiro, de todos os que se sentem vinculados a este pais, que gostam do Brasil, que sofrem quando o povo sofre. Votar no Lula é votar no povo, é votar na democracia, é votar no futuro, é votar no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO