Waldir Maranhão é o melhor nome ao Senado no Maranhão

Há oito meses das eleições, o Pré-Candidato Waldir Maranhão (Avante), vai se firmando como a melhor opção da esquerda para disputar e vencer a corrida para uma das duas vagas ao Senado Federal

WALDIR MARANHÃO
WALDIR MARANHÃO (Foto: Ricardo Fonseca)

Há oito meses das eleições, o Pré-Candidato Waldir Maranhão (Avante), vai se firmando como a melhor opção da esquerda para disputar e vencer a corrida para uma das duas vagas ao Senado Federal. 

Apesar de filiado ao Avante, Waldir está a um passo de disputar as eleições pelo Partido dos Trabalhadores, do qual abraçou desde 2016, numa atitude corajosa, anulando o midiático processo de Impeachment de Dilma Rousseff e, que só não logrou êxito , pelo desprezo de Renan Calheiros então Presidente do Congresso Nacional, que rejeitou a sua anulação sem nem ler.  

Apesar do chororô de Zé Reinaldo Tavares (sem partido), seria uma incoerência do Governador Flávio Dino (PCdoB), apoia-lo em sua aventura ao Senado. Zé Reinaldo, nunca abraçou o projeto político de esquerda mesmo quando rompeu com a família Sarney e uniu-se a Jackson Lago(PDT). Os ranços da direita sempre o acompanharam e maior prova disso foram as votações a favor do Impeachment de Dilma e do não ao processo de Temer  no STF nas duas vezes que ocorreram, além da votação legitimando a intervenção federal no Rio semana passada. 

O ex-governador Zé Reinaldo teve sua fatura liquidada por ter criado o político Flávio Dino, nas eleições de 2014, quando Flávio o elegeu deputado federal. Depois de passar o constrangimento de afirmar que Dino teria o escolhido para a segunda vaga que terá o apoio governamental  a mando de Rodrigo Maia do DEM e,  ser publicamente desmentido,  ele não teria outra opção do que a de  trilhar sozinho o sonho de trocar um mandato certo de deputado federal por um duvidoso de Senador. Zé Reinaldo não irá para o DEM onde tem encontrado resistências e sim para o PSDB, onde terá o apoio total do Senador Roberto Rocha. 

Eliziane Gama , que ora esteve no PPS, ora na Rede Sustentabilidade  , é uma pessoal instável assim como o próprio PPS de  Roberto Freire , Partido que resolveu ficar depois de muitas idas e vindas. Eliziane tem em seu histórico uma inconstância política incomum como nenhum outro político do Maranhão. Após perder as eleições em 2012, resolveu se fechar em copas e não apoiou nem Holandinha ( na época no PTC) e nem João Castelo (PSDB), isolando-se no pleito. Naquela época Eliziane se distanciou de Flávio Dino (PCdoB) principal cabo eleitoral do prefeito reeleito Holandinha  hoje no PDT), do qual nunca escondeu uma grande indisposição de ideias. Reveja aqui: 

http://g1.globo.com/ma/maranhao/eleicoes/2012/noticia/2012/10/eliziane-gama-decide-nao-apoiar-candidatos-no-2-turno-em-sao-luis.html

Já em 2016, a irmã  Eliziane Gama  passou 7 meses na liderança para a Prefeitura de São Luís e por uma estratégia de marketing malsucedida, nem passou pro segundo turno, que ficou entre Eduardo Braide (PMN) e Edivaldo Holanda Júnior , o Prefeito Holandinha (PDT). Nos 45 do segundo tempo, Dino entrou na briga e novamente conseguiu a vitória para o prefeito. 

Lembrando que Eliziane votou a favor do Impeachtment de Dilma e mudou o voto sendo a favor de Temer ser processado no STF. Porém, semana passada não votou para impedir a intervenção federal no Rio, como a esquerda brasileira gostaria. Dizem que Eliziane (Neoesquerda)  seria a “candidata KiteSurf”, porque vai pra onde o vento mais forte leva-la. 

Weverton Rocha (PDT), foi anunciado prematuramente  por Flávio Dino (PCdoB), como detentor da primeira vaga com o seu apoio para a disputa do Senado. 

Apesar dos esforços da máquina governamental, ele ainda não passou dos 7% de intenções de votos, conforme as últimas pesquisas. Fora isso, Ciro Gomes (candidato do PDT à Presidência), tem falado muito mal de Lula por onde anda, numa manobra arriscada para conseguir o apoio Pasmem! da direita coxinha, para se viabilizar como a melhor opção para as eleições de outubro, caso Lula seja impedido, como a turma do PDT quer. 

Apesar de ter votado contra o Impeachment e a favor de Temer ser processado no STF, Weverton, numa atitude covarde, não votou contra a intervenção no Rio como a esquerda queria e fez pior, se absteve do voto contrariando a orientação do PDT que votou a favor. 

Concluindo, nem Zé Reinaldo, nem Eliziane e  muito menos Weverton Rocha, tem a simpatia e o apoio do PT para disputar uma  das duas vagas ao Senado pelo Maranhão. Todo mundo sabe que Dino precisa e muito do apoio do maior partido de esquerda desse País pra se reeleger. Já Waldir Maranhão (mesmo com a rusga entre o deputado federal Zé Carlos da Caixa (PT) e o Presidente Estadual do Partido de Lula , Augusto Lobato), tem o apoio do próprio Lula e da alta cúpula do PT Nacional e das correntes que formam a maioria esmagadora do PT (CNB) no Maranhão. 

Se Flavio Dino não apoiar o candidato do PT ao Senado, está líquido e certo, que o partido caminhará com candidatura própria para o governo e isso afetará e muito o tempo de televisão ( ferramenta importantíssima para a disputa eleitoral) do governador.  

Todos sabem que palanque no Maranhão pra Manuela D´Ávila candidata à Presidência pelo PCdoB   já tem, pra Ciro Gomes (PDT) idem , agora pro candidato do PT , ainda é uma incógnita. Porque petista que se preze jamais subirá no palanque do boquirroto Ciro Gomes (PDT), jamais. 

Para finalizar, Flávio Dino (PCdoB) está numa sinuca de bico : Ou apoia Waldir Maranhão como o único e melhor candidato da esquerda para disputar com capital político e viabilidade real uma da duas vagas ao Senado, ou Lula (se for impedido até quem ele indicar), terá outro palanque no Maranhão. 

Lembrando que Waldir sempre foi fiel ao projeto político do grupo Dinista e as demandas do Partido dos Trabalhadores, mesmo sendo cortejado (e muito!) pelos partidos de direita, como o MDB de Temer e Roseana.  Por essas e outras é que Waldir deveria ser o dono da primeira e não da segunda vaga que terá o apoio do governador para a disputa ao Senado. 

 

 

 

 

   

 

 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247