CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Zé de Abreu e Quaquá: um passo para trás!

Proponho que, tanto Zé quanto Quaquá, deem dois passos para frente

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Lei Rouanet, oficialmente Lei Federal de Incentivo à Cultura é a denominação dada a Lei nº 8.313 do dia 23 de dezembro de 1991. É o principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, porém não é o único; existe a Lei do Audiovisual e a Lei Aldir Blanc. 

A lei se baseia no mecanismo de incentivo fiscal, ou seja, uma empresa que patrocina um projeto pode deduzir o investimento do imposto de renda. Os autores (que podem ser pessoas físicas ou empresas) submetem seus projetos à Secretaria Especial da Cultura e passam por avaliação do órgão. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Lei é usada por parte da direita e extrema direita ideológica para atacar artistas que se identificam com a esquerda, e que se beneficiam da Lei para realizarem seus projetos. 

Sem conhecimento sobre os trâmites legais, os extremistas dizem que os artistas “mamam nas tetas gordas da Lei Rouanet”, sustentam que a classe artística enriqueceu durante os governos petistas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ator José de Abreu tem sido presença permanente no tópico de tendências do Twitter durante a semana. Combativo e combatido, Zé de Abreu se coloca como algoz de Bolsonaro criticando suas trapalhadas e desgoverno.  

Na minha opinião, Zé de Abreu foi infeliz ao publicar vídeo em que manda Bolsonaro enfiar a lei Rouanet no C*, dando a entender de que não precisa mais dela.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por mim, o órgão excretor do presidente pode virar um túnel, porém faltou sensibilidade ao ator que, meio que desmereceu, os artistas que não possuem sua condição financeira. 

Outro deslize, foi a declaração do vice-presidente do PT, Washington Quaquá, de que a Presidenta Dilma Rousseff não tem mais relevância eleitoral.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Setorial de Mulheres do PT entendeu a declaração como misógina, recebendo do petista a resposta de que elas precisam estar nas favelas, nas comunidades, organizando as mulheres que precisam de salário, de emprego, de creche. 

Essa discussão rendeu mais do que o necessário e quase custou a Quaquá o codinome de Marreco de Maricá. Tenho a certeza de que o ex-prefeito não quis desmerecer a Presidenta Dilma.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conheci Quaquá correndo de um enxame de abelhas no carnaval em Maricá, quando ele era um jovem idealista que lutava contra o monopólio de uma empresa de ônibus.  

Proponho que, tanto Zé quanto Quaquá, deem dois passos para frente. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO