HOME > Brasil

Abin de Bolsonaro teria monitorado Jean Wyllys e ex-coordenador do Ibama

O esquema de espionagem ilegal da Abin tinha como principais alvos opositores do governo Jair Bolsonaro

Abin de Bolsonaro teria monitorado Jean Wyllys e ex-coordenador do Ibama (Foto: Reprodução/Instagram | Antonio Cruz/Agência Brasil)

247 - Desde o início da Operação First Mile, a Polícia Federal (PF) vem investigando quem teria sido monitorado ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro (PL). Dentre as vítimas estão alvos políticos e servidores públicos.

Um dos possíveis espionados seria o ex-deputado Jean Wyllys, que teria tido seus passos monitorados pela Abin. Apenas com o número de telefone era possível acompanhar a localização do aparelho da vítima, conforme divulgado pelo Globo.

Também foram alvos do monitoramento o jornalista e fundador do The Intercept Glenn Greenwald e seu marido, o deputado federal David Miranda, que morreu no ano passado. Há ainda a suspeita de servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) envolvidos com as operações contra o garimpo ilegal na Amazônia, que também foram monitorados, em especial, Hugo Ferreira Netto Loss, então coordenador de Operações de Fiscalização do órgão ambiental.