CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Advogados apostam em anulação da operação comandada por Bretas

Advogados estão confiantes em que conseguirão brecar a operação deflagrada pelo juiz Marcelo Bretas. Decisão violou jurisprudência do STF. Além disso, o ministro Gilmar Mendes é o relator natural de recursos contra a Lava Jato do Rio, principalmente relativos a decisões de Bretas. Gilmar poderá ser também o responsável automático por esse caso

Marcelo Bretas e Gilmar Mendes (Foto: Brasil 247/reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Advogados e filhos de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do TCU (Tribunal de Contas da União) apostam nos tribunais superiores em Brasília para anular a operação contra eles deflagrada na quarta-feira (9) por determinação do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. 

Por outro lado, o Ministério Público Federal vai intensificar a ofensiva e tentar reforçar as acusações, aponta reportagem da Folha de S.Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (9), a Polícia Federal deflagrou a Operação E$quema S para investigar um suposto esquema de tráfico de influência no STJ e no TCU. Entre os alvos estiveram Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, advogados do ex-presidente Lula, além de Eduardo Martins, filho do atual presidente do STJ, Humberto Martins, e Tiago Cedraz, filho do ministro Aroldo Cedraz, do TCU.

Existe a possibilidade de brecar a operação porque a decisão violou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Há um debate sobre a competência para processar ações penais relacionadas ao Sistema S —se é da Justiça estadual ou federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, os advogados confiam em que o ministro Gilmar Mendes será o responsável automático por esse caso, pois ele é o relator natural de diversos recursos contra a Lava Jato do Rio, principalmente relativos a decisões de Bretas. 

Gilmar é crítico da Lava Jato e já reverteu uma série de despachos de Bretas, considerado contumaz na prática de abuso de autoridade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os repórteres Matheus Teixeira, Marcelo Rocha e Julia Chaib informam que segundo integrantes do Judiciário com conhecimento da investigação, caso o ministro Gilmar Mendes seja designado responsável automático pelo caso, o Ministério Público estuda pedir a suspeição do ministro do STF. 

A operação policial autorizada por Bretas foi alvo da crítica de que os investigadores atentam contra o direito de defesa ao mirar escritórios de advocacia. Integrantes do universo jurídico prestaram solidariedade aos alvos da Lava Jato. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO