Amorim: Brasil e México poderão ter governos progressistas ao mesmo tempo pela primeira vez

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim também afirmou que a vitória de López Obrador no México "pode demonstrar a falência deste modelo neoliberal exagerado" com um "alinhamento econômico total com os Estados Unidos"

Amorim: Brasil e México poderão ter governos progressistas ao mesmo tempo pela primeira vez
Amorim: Brasil e México poderão ter governos progressistas ao mesmo tempo pela primeira vez (Foto: Esq.: Wilson Dias - ABR / Dir.: em cima (Reuters); embaixo (Rafael Ribeiro))

247 - O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim afirma que a vitória de Lópes Obrador, de centro-esquerda, na eleição presidencial do México "é muito importante porque a América Latina estava precisando de um novo equilíbrio de forças".

"Nós celebramos o seu triunfo e ao mesmo tempo estamos alertas sobre a reação que este triunfo causará nas forças de direita. Nós sabemos que essas forças estão atuando para impedir uma vitória de Lula nas eleições de outubro no Brasil, mesmo com ele tendo um esmagador do povo. Seria extraordinário se Lula vencer em outubro, seria a primeira vez que Brasil e México teriam governos progressistas ao mesmo tempo", disse ele à Carta Maior.

De acordo com o ex-chanceler, "a vitória de López Obrador pode demonstrar a falência deste modelo neoliberal exagerado, como é o caso atual do México, com um alinhamento econômico total com os Estados Unidos". "E não esqueçamos que o México foi utilizado pelos grandes meios de imprensa como um exemplo do sucesso desta globalização, um exemplo que logo se amplia ao modelo de integração da Aliança do Pacífico", continuou.

"Este triunfo progressista demonstrará ao povo as diferenças de um modelo de desenvolvimento com inclusão em comparação à situação de terra arrasada que causou a globalização neoliberal. Uma globalização que deixou milhões de mexicanos na pobreza e obrigou muitos deles a emigrar em busca de trabalho", complementou.

 

 

 

 
 
 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247