CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Amorim: sem Lula livre não há solução para nenhum grande problema do Brasil

"Eu acho que o Lula é indispensável", diz o ex-embaixador brasileiro Celso Amorim sobre a importância do ex-presidente nas pautas brasileiras, em entrevista à TV 247; ele também acredita que haverá uma compreensão no futuro de que a liberdade de Lula é necessária; assista

Amorim: sem Lula livre não há solução para nenhum grande problema do Brasil
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, afirmou que há a necessidade de um maior clima de paz no Brasil, e que isso só se resolverá com diálogo.

"Toda essa discussão no Brasil, eu acho que as pessoas estão colocando pouca ênfase na necessidade de um clima de maior paz no Brasil, isso é muito importante. As disputas vão continuar, é normal em um país desenvolvido você tem greve, dificuldades e tal, mas isso é resolvido com diálogo", disse o ex-ministro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para isso, Amorim classifica como indispensável a presença de Lula nas negociações que dizem respeito ao país. "Eu acho que o Lula é indispensável, independentemente do que eu sinto pelo Lula, a questão humana, política e da injustiça, o Lula tem que estar na mesa. As coisas para serem discutidas o Lula tem que estar livre, se ele não estiver livre você não vai conseguir solução para nenhum dos grandes problemas brasileiros".

O ex-ministro acredita que Lula é uma pessoa do diálogo, sendo assim, tem grande poder de negociação. "Há uma compreensão de que vai ser preciso, não sei se ela já se materializou como libertação do Lula mas acho que ela vai acabar chegando lá, até porque o Lula é quem consegue aglutinar e negociar. Você às vezes necessita quando está negociando, eu tive muita experiência com negociação comercial, e você às vezes quer que o outro lado esteja organizado para você ter com quem discutir".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobre a soltura do ex-presidente, Celso Amorim crê que já há uma compreensão de que futuramente Lula terá de ser solto. "Há uma compreensão de que vai ser preciso, não sei se ela já se materializou como libertação do Lula mas acho que ela vai acabar chegando lá, até porque o Lula é quem consegue aglutinar e negociar. Você às vezes necessita quando está negociando, eu tive muita experiência com negociação comercial, e você às vezes quer que o outro lado esteja organizado para você ter com quem discutir".

O ex-ministro ainda lembrou que o ex-presidente é um preso político. "Não é qualquer preso político, é a pessoa tida como melhor presidente do Brasil e que teria sido eleito se tivesse podido concorrer". Além disso, Amorim não aposta em uma melhora da situação brasileira sem Lula libertado. "Enquanto o Lula estiver preso a imagem do Brasil não melhorará, não há hipótese".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO